A Secretaria de Serviços Públicos (Serp) divulgou nesta segunda-feira (17) a relação completa das vias que devem passar pela operação tapa-buraco na segunda quinzena de outubro. Ao todo, 85 ruas e avenidas, de 27 bairros do município deverão receber o serviço. O objetivo é melhorar a fluidez de veículos, bem como contribuir com a segurança dos munícipes no trânsito.
A programação estabelecida pela Serp (veja todas as vias, bairros e regiões em anexo) é feita com base em mapeamento prévio dos pontos mais críticos da cidade, o que é consolidado a partir de ações de fiscalização ou, então, solicitações recebidas via canais de comunicação da Prefeitura. Para a segunda quinzena de outubro, a região do Éden é a que terá mais vias incluídas; são 21 no total.
Durante a execução das obras os funcionários da Serp precisam interditar parcialmente as ruas e avenidas sendo necessário, portanto, que o motorista redobre a atenção neste caso. Vale lembrar que, se houver imprevistos como chuvas fortes, a programação pode sofrer alteração.
Segundo a Serp, o serviço é manual, começando pela limpeza da área em que há asfalto danificado para depois ser executado o reparo. Para garantir maior durabilidade, a manutenção consiste na aplicação de massa asfáltica quente, seguida da passagem de rolo compactador em toda área e no entorno do buraco. Os trabalhos priorizam, sobretudo, vias que fazem parte dos itinerários de linhas de ônibus.