De 22 a 26 de agosto, unidade terá disputas em várias modalidades, com participação dos assistidos e distribuição de medalhas aos campeões
O clima olímpico que tem tomado conta do brasileiro e de outros povos desde 5 de agosto, data de abertura da Olimpíada no Rio de Janeiro, deve se intensificar no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) “Saca Só”, em Sorocaba, de 22 a 26 de agosto. A unidade, que é do tipo III e atende 24 horas, vai sediar nesse período a Olimpi-Caps, com disputas em várias modalidades esportivas.
De acordo com a coordenadora do Caps AD “Saca Só”, Ilda Zaideman Azar, a ideia de realizar a competição partiu dos próprios atendidos, durante uma assembleia no início do mês. Todos os assistidos, até aqueles que são de outras unidades, têm direito a participar das disputas do vôlei, futebol, atletismo, bocha, truco e dama. Basta que preencham a ficha de inscrição até o 19 de agosto, na Rua Julio Pinto Ferreira, 1.422, na Vila Angélica, sede do Caps “Saca Só”.
Segundo Ilda, Há uma programação prévia (veja em anexo), que ainda está sujeita a alterações. Ao que tudo indica, a abertura oficial deve acontecer às 8h de 22 de agosto e o encerramento, às 17h do dia 26, com a final de algumas competições e distribuição de medalhas.
Além dos assistidos, familiares e amigos também podem prestigiar o evento, que irá contribuir com o aspecto de socialização, pontua a coordenadora da unidade. Para Ilda, a Olimpi-Caps vai compactuar com aquilo que é trabalhado pelos profissionais do “Saca Só”. “A gente trabalha a questão da redução de danos. E o esporte está diretamente ligado a isso, em vários pontos. Libera endorfina, dá prazer, bem-estar e enquanto o assistido faz atividade física está deixando de usar outra droga”, argumenta Ilda.
Mais informações sobre a Olimpi-Caps, pelos telefones (15) 3232.4011 e (15) 3231.4604. O Caps AD III “Saca Só” é peça importante na instalação da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) em Sorocaba e está em funcionamento desde 2013.