Serp amplia área de varrição ao equivalente a 15.881 campos de futebol

Ao todo foram 171 milhões de m² de áreas limpas em 2014

A Secretaria de Serviços Públicos (Serp) intensificou os serviços de varrição e no ano passado a área total de cobertura em Sorocaba chegou a 171.516.441 metros quadrados, o que corresponde à dimensão de 15.881 campos de futebol de tamanho oficial (10.800 m²). A execução desse serviço foi 42% maior que no período anterior (jan a dez/2013), quando foram varridos 120.444.995 m2 na cidade (11.152 campos de futebol).

A área beneficiada em 2014 superou, inclusive, a previsão inicial da pasta para aquele ano em 27,5 milhões de m² (2.547 campos a mais), que era de 144 milhões de m². O serviço é feito de forma terceirizada por duas equipes, cada uma composta por 10 pessoas, funcionários da empresa vencedora da licitação.

O método de trabalho se caracteriza pela varrição diária abrangendo principalmente a área que integra o primeiro anel viário central (formado pelas avenidas Afonso Vergueiro, Juscelino Kubistchek, Dom Aguirre, Eugênio Salerno e Moreira César), embora as equipes também atuem em pontos específicos nas demais regiões do município: norte, sul, leste e oeste.

Nesse perímetro central a varrição é alternada, com atendimentos divididos entre dias ímpares e pares e pelo modo de varrição semanal. Nesses dois modelos de atuação houve aumento na frequência de atendimentos e a inserção de novos locais, como parques abertos e avenidas. “Há locais, como a av. Dom Aguirre, que recebem o serviço diariamente; outros, como a av. Washington Luís, somente uma vez por semana”, explica o assistente técnico da Serp, Geraldo Cardozo Neto.

2015

Para 2015 a projeção de ruas varridas tende a ser o equivalente àquela registrada do ano passado, de R$ 171,5 milhões de m². “A área é muito grande, priorizamos as limpezas dos grandes corredores. E por isso é que contamos com a colaboração da população, para que não jogue lixo na rua”, destaca.

Também neste ano, Sorocaba deve contar com uma novidade, pois a nova licitação para execução do serviço prevê a utilização de varrição mecanizada nas principais vias do primeiro anel viário, além de corredores como as Avenidas Itavuvu, Ipanema e Armando Pannunzio. A vencedora da licitação deverá dispor de veículo apropriado, dotado de equipamentos de varrição, sucção e sistema próprio de armazenamento dos resíduos. As demais ruas e avenidas da cidade continuarão recebendo a varrição manual, com remoção de detritos e terra acumulados em sarjetas, inclusive em gramados de canteiros centrais.

O contrato com a atual prestadora de serviços termina em abril. A abertura dos envelopes da concorrência pública está prevista para o dia 19 de março e inclui os serviços de coleta de lixo domiciliar e comercial. “O objetivo é sempre melhorar a qualidade do serviço e fazer de Sorocaba uma cidade cada vez mais agradável”, finaliza Geraldo.

 

 

Tags:, , , , ,