Prefeitura abre 570 vagas de capacitação para servidores municipais
Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Alexandre Lombardi
Inscrições acontecem de 25 de janeiro a 5 de fevereiro.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Administração (Sead), abre na segunda-feira, dia 25 de janeiro, as inscrições para que os servidores municipais possam participar dos cursos de capacitação que serão oferecidos na Escola de Gestão Pública “Dr. José Caetano Graziosi”.
Serão 570 vagas e os cursos têm a proposta de potencializar as habilidades de cada servidor. As inscrições acontecem até o dia 5 de fevereiro e os interessados poderão participar dos módulos de Introdução ao Serviço Público, Fundamentos da Administração Pública, Oficinas Teóricas PDL para nova turma e reposição, Pré-Aposentadoria e Qualidade de Vida e Promoção de Auto Cuidado.
Conforme edital publicado na edição desta sexta-feira do Jornal Município de Sorocaba, o servidor poderá se inscrever somente para um curso por semestre. As inscrições serão através de formulário que estará disponibilizado no site: http://www.sorocaba.sp.gov.br/portal/servicos/escola-de-gestao-publica-servidor-publico, e em destaques no site http://administracao.sorocaba.sp.gov.br/.
A seleção dos candidatos será realizada por sorteio no dia 18 de fevereiro, às 14h, na Escola de Gestão Pública e ocorrerá em acordo com as quantidades de vagas e turmas.
Segundo responsável pela Escola de Gestão Pública, Renan Rodrigues da Silva, a Prefeitura de Sorocaba qualifica seus servidores para que possam oferecer o melhor atendimento ao cidadão sorocabano. Ele destaca que cada curso de capacitação tem um público alvo específico, o que possibilita o desenvolvimento das habilidades necessárias para cada função.
Silva explica que cada servidor deve fazer apenas uma opção de curso, porém, para cursos com a mesma grade curricular, o servidor poderá escolher até duas datas para participação no sorteio.
Os cursos Introdução ao Serviço Público e Fundamentos da Administração Pública fazem parte da Trilha de Desenvolvimento da Carreira do Servidor Público. Esses cursos são importantes para o novos servidores e os que já têm até cinco anos de Prefeitura, como forma de obterem conhecimentos comportamentais e técnicos sobre o Serviço Público Municipal. “Disciplinas como Ética, Planejamento e Gestão de Pessoas, por exemplo, fazem parte da grade”, comenta.
As turmas das Oficinas Teóricas do Programa de Desenvolvimento de Líderes – PDL são importantes para as lideranças da Prefeitura que querem exercer a função com qualidade e respeito. Os participantes do PDL aprendem a gerir equipes de alta performance, com comprometimento.
As oficinas de Qualidade de Vida preparam o servidor para as tarefas do dia a dia. Através de meditações, reflexões e terapias orientais, essas oficinas abordam o estresse do trabalho que impactam diretamente a saúde física e mental da pessoa, afetando todas as áreas da vida.
Renan explica que o curso Pré-aposentadoria é um dos que mais faz sucesso na Escola de Gestão Pública. Coordenado pela psicóloga Marisa Martinez, da Seção de Treinamento, ele traz a responsabilidade social das empresas em preparar seus funcionários em fase de aposentadoria para uma outra etapa de suas vidas, mostrando que a aposentadoria não é o fim, mas sim o começo de uma nova fase. Este é um curso que apresenta elevada aceitação entre os servidores e deve ser um dos que apresentará maior procura.
Justamente por sua característica e relevância, já foi sondado como modelo para outras administrações públicas, “Várias Prefeituras nos pediram informações para implantar o curso”, contou Renan
Tags:Administração, Servidores Municipais