Idosos aprendem como cuidar dos pés

Por: Claudia Volpe – cvolpe@sorocaba.sp.gov.br

Para as pessoas que se interessam pelo assunto será realizado uma nova palestra no próximo dia (27) e as inscrições já estão abertas.

 

De iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), foi realizada na manhã desta quarta-feira (06), no Clube do Idoso “Carlos Alberto Moura Pereira da Silva”, a primeira palestra sobre o tema “Podologia, um dia você precisará dela!”.

O objetivo é levar informações à terceira idade sobre os problemas causados pela falta de cuidados com os pés, principalmente daquelas pessoas portadoras do diabetes. O assunto foi abordado pela aluna do Instituto de Podologia e Saúde de Sorocaba, Lidiana Maura da Conceição, sob supervisão da diretora e podóloga Clarice Bramante.

Clarice abriu a palestra explicando que o podólogo é um profissional da saúde e não da beleza, ou seja, trabalha com a forma correta de cuidar de unhas encravadas, calosidade, correção de unhas (órtese), fissuras e os cuidados que os diabéticos devem ter com os pés. “É muito importante esse cuidado com os pés, sobretudo nas pessoas com diabetes que, com o passar do tempo, perdem a sensibilidade”, comentou. Segundo ela, é aconselhável que essas pessoas não frequentem manicure, não coloquem os pés no chão, usem sapatos adequados e mantenham a higienização dos pés para não prejudicá-los. Essas são dicas que ajudam diabéticos e evitar um ferimento e, dependendo da evolução, uma amputação, explicou a profissional.

A podóloga ainda informou que o Brasil é o único País no mundo em que as pessoas têm o habito de tirar cutículas da unha, o que não é aconselhável, segundo a podologia, já que as cutículas servem de proteção contra bactérias.

Para a aposentada Maria Bernadete Pinho, 70 anos, a palestra é de extrema importância, principalmente para a pessoa idosa. “Não tenho problemas nos pés, mas com o conhecimento posso ajudar outras pessoas, além de adquirir informações e prevenir qualquer problema que eu possa ter futuramente”, declarou.

Já o aposentado José Oliveira, de 64 anos, tem um problema de fissura nós pés e queria entender mais sobre o problema, sobre como pode fazer para tratar e evitar outras complicações. “Tenho um problema de fissura no pé e vim assistir a palestra para entender melhor e, assim, prevenir outros que poderia ter”, enfatizou.

Para quem não conseguiu participar desta palestra, uma nova oportunidade acontece no dia (27), às 14 horas. Para fazer a inscrição basta ser sócio do Clube do Idoso. O prazo limite é até um dia antes do evento; ou seja, dia 26 de abril.

Para se tornar sócio do clube e poder participar de todas as atividades na unidade, os interessados devem morar em Sorocaba, ter mais de 55 anos, apresentar documento com foto, comprovante de endereço atualizado, duas fotos 3×4 e atestado médico para atividades físicas.

O Clube do Idoso fica localizado ao lado do Centro Esportivo “André Matiello”, em Pinheiros, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3233-9014.

 

Tags:, ,