Educação Ambiental atinge quase 65 mil pessoas em Sorocaba em 2018

Por: Secom Sorocaba

Uma das frentes de atuação da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) é a Educação Ambiental. Durante todo o ano de 2018, diversas ações educativas foram realizadas em parques ecológicos e outros espaços públicos de Sorocaba para sensibilizar a população, através do conhecimento, a respeito de assuntos relacionados ao meio ambiente. No total, 63.704 pessoas de todas as idades e de diversos bairros da cidade foram atingidas diretamente com as atividades.

“A Sema atua em quatro setores e um deles é a Educação Ambiental, que possui diversos projetos que visam sensibilizar crianças, jovens, adultos e a terceira idade sobre, por exemplo, o problema das queimadas, consumo consciente, arborização urbana, bem-estar animal, entre outros, tornando principalmente as crianças agentes multiplicadoras das questões ambientais”, explica o secretário da pasta, Jessé Loures.

Em 2018, inclusive Sorocaba obteve nota máxima na diretiva Estrutura e Educação Ambiental do Programa Município VerdeAzul (PMVA) – ranking ambiental do Estado de São Paulo -, que se deve à existência de uma Secretaria do Meio Ambiente com equipe concursada, tanto de gestão quanto técnica; o funcionamento do Fama (Fundo De Apoio ao Meio Ambiente); a existência de Licenciamento Ambiental Municipal e de Fiscalização Ambiental, além da existência de um Programa Municipal de Educação Ambiental, que possui diretrizes, objetivos e linhas de estratégia e orienta os trabalhos de educação ambiental em todo município.

 

Sobre os projetos

Entre as atividades realizadas ao longo do ano estão os cursos de férias e as visitas monitoradas nos parques ecológicos, clubes ecológicos, oficinas, exposições, aniversário do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, workshop, palestras, entre outras ações.

Desde 2009, o município conta com um calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente – através da Lei nº 8.812 de 15/07/2009 – que comemora 12 datas, dentre as quais: Dia do Rio Sorocaba, Dia do Cerrado, Dia do Planeta Terra, Dia da Árvore e Dia do Pau-Brasil. Em todas elas, a Prefeitura realiza atividades de Educação Ambiental para sensibilizar a população. Conforme dados da Sema, em 2018, em torno de 17 mil pessoas participaram dessas ações comemorativas.

Os Clubes Ecológicos do Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” (Clubinho do Refúgio – crianças) e o do Parque da Biquinha (Roda Viva – terceira idade) funcionam o ano todo com reuniões semanais, às terças-feiras. Além de formar agentes multiplicadores das questões ambientais, a ideia é proporcionar exercícios de cidadania, incentivar os participantes a respeitarem o meio ambiente e a refletirem sobre questões como a poluição, caça predatória, queimadas, desmatamentos, entre outros assuntos.

Durante todo o ano também foi realizado mensalmente o Coaves Kids em parceria com o Clube de Observadores de Aves (Coaves) no Parque da Água Vermelha. O objetivo é de reunir as crianças que gostam de aves, têm interesse em procurá-las, observá-las e conhecer um pouco sobre as características de cada espécie, suas curiosidades, papel ecológico e fomentar ações individuais e coletivas em prol da conservação dos ambientares naturais e urbanos. “Essa é uma oportunidade de realizarmos atividades em áreas verdes da nossa cidade e mostrar a riqueza de biodiversidade que existe em nosso parque”, destaca o secretário da Sema, Jessé Loures.

Já a Campanha Educativa de Prevenção às Queimadas ocorreu de maio a agosto, que é o período de estiagem, com o objetivo de sensibilizar a população a respeito dos problemas decorrentes da queimada e, assim, diminuir os focos de incêndio. As ações ocorreram prioritariamente nos bairros com maior incidência de queimadas, que são Brigadeiro Tobias, Éden e Jardim Ipiranga. Diretamente a campanha atingiu 2.400 pessoas, através de exposições, palestras e porta-a-porta. Além disso, foi disponibilizado material educativo e informativo site da Sema, redes sociais e também foi utilizado “busdoor” nos ônibus do transporte coletivo, contemplando o município todo.

Outra estratégia da Sema foi a disponibilização de um conteúdo de formação na área de educação ambiental no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) a cerca de 6 mil servidores públicos, entre professores, diretores, vice-diretores, supervisores de ensino, orientadores pedagógicos, auxiliares de educação da rede municipal de ensino da Rede Municipal de Ensino (EAD), que atuam em 148 escolas com 55 mil alunos.

O conteúdo está inserido no Suporte Pedagógico do AVA. Acessando, os profissionais poderão realizar uma visita virtual no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” e conferir 15 vídeos de alguns animais que habitam o local. Também há vídeos do Parque da Biquinha e do Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, com técnicos da Sema apresentando os espaços ecológicos e as curiosidades. Os profissionais também têm acesso a cinco publicações na área de Educação Ambiental, assim como artigos, textos informativos e sugestões de atividades de educação ambiental, biodiversidade, sustentabilidade, entre outros.

Outra ação interessante foi o curso A3P Ambientação, que contou com a participação de 32 servidores públicos de seis municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A capacitação foi gratuita e teve como foco a redução de consumo de recursos naturais, como água e energia elétrica, e a gestão de resíduos no ambiente de trabalho.

Promovido em parceria com a Fundação Toyota do Brasil, com apoio da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitana (Serim), o objetivo do curso foi de promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental dentro dos ambientes de trabalho em órgãos e entidades públicos, cumprindo as metas e ações do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Governo Federal, do qual a cidade participa desde novembro de 2014.

 

Muito mais por Sorocaba!

 

Tags: