Consumidor deve pensar na hora de comprar flores e velas

Por: Tânia Franco - ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

Oferecer flores e velas aos entes falecidos é um gesto que simboliza o respeito, amor e carinho diante das memórias construídas. Há ainda aqueles que oferecem pequenos presentes. E tudo isso se repete anualmente, no Dia de Finados, em 2 de Novembro. Celebrar a data, porém, pode custar muito caro se não houver cuidado nas compras, principalmente, de flores; o produto mais vendido no período.

A homenagem aos mortos é um momento carregado por emoção e quem deixa para a última hora tende a gastar mais ou perder na qualidade e no gosto do produto adquirido. Este é o alerta do Chefe da Divisão de Proteção ao Consumidor do Procon Sorocaba, José Antonio de Oliveira Junior, que lembra ser esta uma época na qual os comerciantes aproveitam para ganhar mais em cima das vendas.

Pesquisar e antecipar

Pesquisar é a recomendação do PROCON Sorocaba para quem vai comprar flores – ou mesmo velas – para o “Dia de Finados”. Existem grandes variações de preços entre os diversos tipos de flores e também entre os estabelecimentos. O consumidor deve sempre estar atento e levar em conta que há flores nacionais e importadas que podem ser vendidas em maços, arranjos especiais, vasos, com ou sem embalagem, em buquês ou vendidas por unidade. As velas, outra representação deste período, também apresentam diferenças no tamanho, nas marcas e, atualmente, até mesmo na forma. E cada um desses fatores influencia no preço final.

“A pesquisa de preço é recomendada para todos os produtos e serviços, lembrando que neste dia especial o melhor é não deixar para sair às compras no próprio dia 02 de novembro, quando a procura é maior, além de que o produto pode ter aumento oportunista no valor final”, diz Junior. Segundo ele, até por causa da necessidade de conservação, no caso de flores ‘cortadas’, o ideal é que o consumidor vá às compras com uns dois dias de antecedência.

Os fornecedores nesta data, como em qualquer outra, devem garantir ao consumidor informações claras e precisas sobre o preço dos produtos e serviços. Os valores devem estar expostos de forma legível e informar perfeitamente do que se trata o produto ou o serviço. Pagamentos em cheque, cartão de débito ou cartão de crédito na modalidade à vista (desde que aceitos) têm de ser no mesmo valor pago em dinheiro. Ou seja, é proibido cobrar preços diferenciados para pagamento em dinheiro, cheque ou cartão à vista.

O consumidor deve avaliar com cautela a oferta de produtos e serviços durante o feriado. Planos de assistência funerária não devem ser contratados no impulso da data ou de imediato. Também neste caso deve haver pesquisa de preço, oferta de serviços e necessidade da contratação.

Dia de Finados

O Dia de Finados – ou Dos Mortos, teve origem no ano 998 DC e foi introduzido pelo abade do mosteiro beneditino de Cluny, na França, Santo Odilon. Àquela época, ele ordenou que os monges rezassem por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, tementes a Deus ou não e de todas as partes do mundo, em todos os tempos. Foi a partir do século XIII que a Igreja Católica adotou oficialmente a data, pois se seguia a 1 de Novembro – Dia de Todos os Santos. Os portugueses se incumbiram de trazer a tradição ao Brasil, três séculos depois.

Serviços Procon Sorocaba:

Atendimento Presencial

Unidade Central

Rua Nogueira Martins, 513, Centro

(Segunda a sexta-feira, das 8h às 15h)

Casa do Cidadão Nogueira Padilha

Av. Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência

(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

Casa do Cidadão Ipanema

Av. Ipanema, 3.349, Vila Helena

(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

Casa do Cidadão Itavuvu

Av. Itavuvu, 3.415, Jardim Santa Cecília

(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

Unidade Campolim

Avenida Antônio Carlos Comitre, 295 

(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

Atendimento por Telefone

0800.148.029 (ligação gratuita)

(15) 3231.1138

(15) 3233.7498

Tags:, ,