Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra a Mulher se inicia neste domingo
Por: Isabella Lopes (programa de estágio) – Supervisão Neide Barbosa
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), realizará neste domingo (25), a abertura da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra a Mulher, às 15h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (Céu de Laranjeiras), localizado na Rua Washington Pensa, nº 969, Jardim Santa Claudia (Zona Norte).
A ação tem o objetivo de incentivar e ampliar os debates com a sociedade e propor medidas de prevenção e combate à violência. Na programação, será exibido o filme “No Tempo das Borboletas”, que retrata o período da Ditadura Militar , na República Dominicana. O filme conta a história das irmãs Mirabal, Minerva, Patria, María Teresa e Dede Mirabal, que fizeram oposição ao ditador Rafael Trujillo, nos anos de 1930 a 1961. Logo após, será realizado um debate aberto ao público.
Na segunda-feira (26), será realizada uma reunião ordinária com o CMDM, às 18h, no Palácio da Cidadania, situado à Av. Doutor Afonso Vergueiro, nº 1238, Centro. As reuniões são públicas e qualquer pessoa pode acompanhar os trabalhos realizados pelo Conselho Municipal.
Origem
A campanha é realizada mundialmente desde 1991, quando mulheres de vários países, reunidas pelo Centro Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha cujo objetivo era promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.
Trata-se de uma campanha anual e que no Brasil começou em 2003, e é chamada de 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher, e inicia-se no dia 25 de novembro, declarado Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres e finaliza no dia 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Tags:Cidadania, Conselho da Mulher