Zoonoses retira quase 44 toneladas de criadouros do mosquito da dengue durante os arrastões em março
Os arrastões contra a dengue realizados durante o mês de março pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Divisão de Zoonoses da Área de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SES), removeram 43.930 kg de criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. A ação ocorreu em catorze bairros da cidade.
De acordo com a diretora da Área de Vigilância em Saúde da SES, Daniela Valentim dos Santos, os bairros que estão recebendo o arrastão são os que concentram o maior número de casos registrados de dengue na cidade. Em março, a ação foi realizada na Vila Assis, Vila Melges, Mineirão, Vila Progresso, Jardim Maria do Carmo, Jardim Abaeté, Jardim Bethania, Jardim Itapemirim, Barcelona, Vila Colorau, Jardim Rodrigo, Jardim Guadalupe, Jardim Itapuã, Vila Hortência, Jardim Luciana Maria, Vila Helena e Jardim Santa Fé.
“Ainda continuamos encontrando a maior parte desses materiais inservíveis, que podem se tornar criadouros do mosquito transmissor não só da dengue, mas também da Febre Chikungunya, dentro das residências. Só vamos acabar com a dengue eliminando os criadouros dos mosquitos. Todos devem fazer sua parte”, comenta o chefe da Zoonoses, Leandro Arruda.
De acordo com Leandro, foram necessárias 82 viagens de caminhões para a retirada de todo este volume de criadouros.
Os arrastões ocorrem, geralmente, de segunda a sábado, entre 9h e 16h, desde que não chova. Os bairros são escolhidos pela Zoonoses de acordo com o número de ocorrência de casos de dengue. Algumas vezes, um mesmo bairro recebe a ação mais de uma vez devido à quantidade de materiais inservíveis existente no local. Além da retirada de criadouros dos imóveis, os agentes também orientam os moradores sobre as medidas de prevenção.
Confira os bairros que receberão o arrastão até terça-feira (7)*:
04/04 – Vila Hortência, Jardim Monterrey, Jardim Abaeté
06/04 – Vila Eufrásio, Jardim Sol Nascente, Jardim Abaeté
07/04 – Vila Eufrásio, Jardim Sol Nascente, Jardim Abaeté
* A Divisão de Zoonoses informa que o cronograma semanal está sujeito a alterações devido às condições climáticas, andamento das atividades e adesão da população, o que pode acarretar no adiantamento ou na necessidade de se estender a ação nos locais.
Tags:Arrastão, Arrastão, Dengue, Dengue, Dengue, Saúde, Saúde, Zoonoses, Zoonoses
