Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/zoonoses-recolhe-215-t-de-criadouros-do-aedes-aos-sabados/
Acessado em: 19/01/2026 - 02h36

Zoonoses recolhe 21,5 t de criadouros do Aedes aos sábados

Por: Ana Carolina Chinelatto (Programa de Estágio) - Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

 

Ação “Todos juntos contra o Aedes”, em parceria com o Governo do Estado, prossegue até o fim de maio

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), recolheu, até o último dia 14 de maio, 21,5 toneladas de materiais que poderiam acumular água e se tornar criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypti de dentro das casas dos sorocabanos. Esse número é referente apenas às ações realizadas aos sábados, como parte da campanha estadual “Todos juntos contra o Aedes”, em parceria com o Governo do Estado. A iniciativa estava prevista para ocorrer até o mês de abril, mas foi prorrogada pelo Estado até o fim de maio.

O programa foi criado para garantir que os agentes municipais visitem imóveis aos sábados, quando é mais provável encontrar os moradores em suas casas e visa ampliar ações de prevenção e combate ao mosquito. Conforme o biólogo da Divisão de Zoonoses da SES, João Ricardo Pereira Ennser, os profissionais que trabalham nesse dia recebem uma diária do governo estadual. “O Estado paga, por sábado, R$ 120 aos voluntários da Zoonoses e aos agentes comunitários dos postos de saúde onde há Estratégia de Saúde da Família (ESF), que também atuam nas suas respectivas áreas”.

Conforme o Estado, os recursos para pagamento da diária extra aos agentes vêm do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, e representam mais de R$ 30 milhões. Em Sorocaba, segundo João Ricardo, aproximadamente 120 funcionários fazem as visitas de casa em casa aos sábados, para orientar os moradores, identificar e remover possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue e das febres zika e chikungunya.

No último sábado (14), as equipes retiraram cerca de 2,5 toneladas de materiais das residências. Somente em abril, foram recolhidas mais de 11 toneladas. De acordo com Ennser, no último fim de semana do mês, os agentes não trabalharão, devido ao fim de semana prolongado em virtude do feriado de Corpus Christi.

Programação

Porém, o trabalho da Divisão de Zoonoses da SES não se restringe à campanha. De segunda a sexta-feira, equipes de agentes de saúde percorrem as residências para atuar no combate ao Aedes aegypti. Os funcionários trabalham em um raio de 200 metros em torno da residência do munícipe com caso confirmado ou suspeito de alguma das doenças transmitidas pelo mosquito.

Nesta semana, as visitas de casa em casa serão realizadas nos seguintes bairros: Parque São Bento, Sol Nascente, Paineiras, Vera Cruz, Vila Sabiá, João Romão e Zacarias. Os agentes ainda realizam nebulização, sendo que até a próxima sexta-feira (20), a aplicação de inseticida nos imóveis está prevista para ocorrer nos bairros Vitória Régia, Jardim São Marcos, Santa Catarina e Central Parque, caso as condições climáticas favoreçam.