Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/zoonoses-orienta-a-populacao-sobre-cuidados-e-precaucoes-raiva/
Acessado em: 18/01/2026 - 08h12

Zoonoses orienta a população sobre cuidados e precauções ao vírus da raiva

Por: Vander Deziderio (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior

A Secretária da Saúde (SES), por meio da Divisão de Zoonoses, orienta a população sobre os cuidados e precauções caso encontre um morcego caído na sua residência ou nas proximidades. Nos últimos meses foi identificado a existência de morcegos contaminados com o vírus da raiva circulando pela cidade, assim crescendo o risco de casos de contaminação de cães e gatos.

A chefe da Divisão de Zoonoses, Thais Buti, orienta que caso um morcego esteja caído na sua residência ou na rua, cubra o animal com um balde ou uma caixa, para que nenhum animal doméstico ou pessoa entre em contato com este morcego, assim o risco de transmissão da raiva é reduzido. Caso ele esteja em um cômodo da sua residência, mantenha-o fechado para que ninguém entre em contato com ele. Ligue imediatamente para a Divisão de Zoonoses para a coleta do animal e encaminhamento do mesmo para exame de raiva. Todo morcego encontrado durante o dia, em hora e locais não habituais, caído ou em muros, é um animal suspeito para a raiva.

“Cães e gatos que entrem em contato com morcegos também devem receber um esquema de vacinação antirrábica, desta forma, tentamos evitar a contaminação destes animais também”, explica Thais. Caso seu cão ou gato entre em contato com um morcego, ligue imediatamente para a Divisão de Zoonoses para que se inicie o protocolo de vacinação. Além da vacinação, o animal deverá ficar em observação por um período de seis meses para verificar a presença de sintomas de raiva.

Ainda de acordo com a Zoonoses, devem ser evitados acidentes com cães e gatos, como mordidas e arranhões, em especial de animais não domiciliados ou que não tenham sido vacinados, pois há o risco de transmissão de raiva e também acidentes com animais silvestres (como macacos, gambás, etc) e animais de produção (cavalos, vacas, ovelhas, cabras, porcos, etc.), pois também há risco para a transmissão da raiva.

Caso você ainda não tenha vacinado seu cão ou gato contra a raiva, há um posto fixo de vacinação contra raiva na Seção de Controle Animal, situado na Rua Rosa Maria de Oliveira, nº 345 – Jd. Zulmira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. O telefone da Divisão de Zoonoses é o (15) 3229-7333 ou 3229-7300.

Muito mais por Sorocaba!