Mais uma feira de adoção de filhotes de cães e gatos, realizada pela Seção de Controle Animal da Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, ocorreu esta semana na Praça Dirceu Doretto, no Campolim. Nesta quinta 17 e sexta-feira (18), 15 animais foram adotados, sendo 13 cães e 02 gatos. Como a adesão foi baixa, o setor já prepara uma nova edição, que será realizada nos dias 14 e 15 de abril.
No total, a Seção de Controle Animal recebeu o cadastramento de 38 cães e 46 gatos, porém, participaram do evento 50 animais (32 cães e 18 gatos). A feira ocorreu das 9h às 15h30.
Quem não pôde participar do evento e ainda deseja adotar um animal, a recomendação é ir até o Canil da Seção de Controle Animal, pois sempre há cães e gatos prontos para serem levados para um novo lar. As visitas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 16h. O endereço é Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, no Jardim Zulmira. O telefone de contato é (15) 3222.2484.
Posse responsável
A adoção exige responsabilidade, por isso as pessoas são orientadas a não agir por impulso, ou seja, estar bem consciente quanto à responsabilidade de levar para casa um animal de estimação. “Eles precisam de atenção e principalmente respeito. Por isso, é necessário assumir um compromisso de posse responsável. Isso significa assumir a responsabilidade pelo animal e ter comprometimento com seu bem-estar diário”, explica a funcionária da Seção de Controle Animal da SES, Maria Rosali de Morais Silva.
Assim que adoção é concluída, complementa, o proprietário do animal precisa fazer todo um planejamento de vacinação, levá-lo ao médico veterinário, colocar coleira de identificação e não deixá-lo solto na rua. É necessário também realizar passeios frequentes, para que o animal possa se exercitar. “Ao cuidar do animal com carinho, a pessoa ganhará um amigo por muitos anos e uma família mais feliz”, finaliza.