A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Divisão de Zoonoses da Área de Vigilância em Saúde, prossegue até sexta-feira (3) realizando as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue pelos bairros da cidade: os arrastões, visitas casa a casa e as nebulizações (costal e pesada).
A Zoonoses lembra que o cronograma semanal está sujeito a alterações devido às condições climáticas, andamento das atividades e adesão da população, o que pode acarretar no adiantamento ou na necessidade de se estender a ação nos locais.
Se chover, os arrastões e a visitas casa a casa não serão realizados. A nebulização também ocorrerá desde que o clima permita e não haja chuva ou ventos fortes nos horários programados, fatores que atrapalham a aplicação do inseticida. A orientação da Zoonoses é para que os moradores dos bairros que receberão a ação de nebulização deixem suas casas com as portas e janelas abertas para que o produto adentre e faça o efeito necessário. Recém-nascidos, alérgicos e acamados que não puderem sair de suas residências devem permanecer em cômodos fechados durante e após 40 minutos da aplicação do inseticida.
A Zoonoses volta a pedir à população para que colabore com as ações de combate ao Aedes aegypti, permitindo que os agentes – sempre identificados com um crachá da seção – entrem em suas residências e possam realizar seus trabalhos.
Programação da Zoonoses – De 29 de junho a 3 de julho
ARRASTÕES:
– Jardim Gonçalves/ Jardim Moncayo
– Vila Amato / Jardim Josane
– Jardim Maria Antônia Prado / Vila Almeida
VISITAS DE CASA EM CASA:
– Jardim Sandra / Jardim Emília
– Vila Nova Sorocaba
– Jardim Santa Rosália
– Parque das Paineiras
– Jardim Nilton Torres
– Parque Ouro Fino
NEBULIZAÇÃO PESADA:
– Parque São Bento
– Cajuru do Sul
– Jardim Maria Eugênia
NEBULIZAÇÃO COSTAL
– Jardim Maria Antônia Prado
– Parque Esmeralda
– Vila Haro
– Nova Sorocaba
* Pode ser alterada