Zoo recebeu visita técnica de especialista em Condicionamento e Bem-Estar Animal
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Na tarde da última terça-feira (dia 19), a equipe do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” recebeu a visita técnica de Diego Cecilio, consultor do Aquário de São Paulo e especialista em Condicionamento e Bem-Estar Animal. O profissional argentino, que já trabalhou em diversos locais do mundo – como o Mundo Marino e Zoo de Temaiken (Argentina) e Sky Dubai (Emirados Árabes) na área de condicionamento de mamíferos aquáticos, pinguins e ursos – conheceu o trabalho desenvolvido pelo Zoo de Sorocaba, que é referência na América Latina nas áreas de lazer, pesquisa, educação ambiental e preservação de espécies.
Na ocasião, ele percorreu todo o parque e pôde verificar como é desenvolvido o trabalho de bem-estar animal pela equipe do Zoo, desde como os ambientes são especialmente preparados para a necessidade de cada espécie, além dos cuidados que os profissionais do parque têm com os animais, sejam os médicos-veterinários, biólogos e tratadores do parque.
A técnica de condicionamento oferece bem-estar e mais qualidade de vida aos animais, facilitando o acesso a ele. Desta forma, quando for necessário fazer qualquer procedimento simples, o animal não precisa ser submetido a uma anestesia geral. Ou seja, com um treinamento, o profissional consegue acessar o animal, facilitando os procedimentos veterinários e protegendo o próprio animal. Essas técnicas são objetivos a mais a serem amplamente empregados pelo Zoo de Sorocaba.
“Se precisarmos, por exemplo, pesar, colher sangue ou colocar um termômetro para medir a temperatura dele, ou seja, realizar procedimentos simples, ele não precise tomar anestesia. Ou ainda, se ele precisar ser transferido do seu ambiente, a técnica de condicionamento permite que ele seja colocado numa caixa para transporte de uma forma tranquila”, explica a bióloga Cecília Pessutti, chefe de Seção de Biologia e Veterinária da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).
Durante a visita, que durou cerca de duas horas, Diego Cecílio deu dicas de condicionamento, esclareceu dúvidas dos profissionais do Zoo e se dispôs a fazer um diagnóstico do parque, com dicas do que pode ser melhorado ainda mais na área de Bem-Estar Animal. “A visita foi ótima. Esta é mais uma porta aberta que temos com profissionais que atuam nesta área”, destaca Cecília.
“Um dos ambientes que ele conheceu e ficou encantando com a relação de proximidade da tratadora com o animal foi com o conjunto de recintos dos saguis. Ele ainda deu algumas dicas de possibilidades de fazer a pesagem na espécie e que tipo de plataforma que poderia ser utilizada no recinto”, conta a chefe de Seção de Biologia e Veterinária.
De forma geral, o profissional ficou bastante impressionado com os animais e seus ambientes, a organização, limpeza e atividades do Zoo de Sorocaba e afirmou que retornará mais vezes ao local, inclusive para uma conversa com os cuidadores dos animais e possivelmente estabelecer um intercâmbio de informações.
Vale lembrar que o Bem-Estar Animal é um dos cinco pilares da manutenção dos zoológicos modernos, pois se utilizando de diversas técnicas, inclusive de enriquecimento ambiental, aprimora-se a qualidade de vida dos animais, sua relação com o meio ambiente em que vive e o ser humano.
Tags:meioambiente, Zoológico
