Zoo de Sorocaba vai comemorar o Dia Mundial da Anta no domingo
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Para comemorar o Dia Mundial da Anta (27 de abril), a Prefeitura de Sorocaba realiza neste domingo (dia 24), das 9h às 12h e das 13h às 16h, uma exposição sobre a espécie no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Além disso, às 11h e às 15h, os visitantes ainda poderão acompanhar uma interação dos tratadores com as antas.
O intuito da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) é chamar a atenção das pessoas para a necessidade de conservação desta espécie, que exerce um importante papel na natureza como dispersora de sementes, ajudando assim, a manter as florestas saudáveis.
Na exposição, o público poderá conhecer algumas características de uma das espécies de anta que ocorrem no Brasil e, também, saber um pouco mais sobre as outras espécies de anta existentes no mundo. A atividade ocorrerá em frente ao recinto da espécie.
O “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
Sobre a anta
A anta é o maior mamífero terrestre do Brasil, podendo viver até 35 anos e alcançar 1,20 m de altura e 300 kg de peso. É um animal considerado vulnerável à extinção, em grande parte por conta da devastação das florestas e matas, que são seu habitat. A caça para alimentação e esporte, que ocorre em algumas regiões do Brasil, e os atropelamentos em rodovias e estradas também são sérias ameaças à espécie.
A característica mais distinta da anta é sua narina, longa e flexível, que parece uma pequena tromba. Possui corpo robusto, cauda e olhos pequenos, crina sobre o pescoço e coloração marrom-acinzentada. Trata-se de um animal bastante inteligente e muito importante no processo de recuperação das matas, já que se alimenta de muitos frutos nativos, dispersando as sementes.
Tags:meioambiente, Zoológico
