Zoo de Sorocaba participa de campanha nacional para evitar atropelamento de animais silvestres

 

Um aplicativo de celular vai ajudar a evitar mais atropelamentos desses animais nos centros urbanos de todo o país

Neste sábado (15), vai acontecer em todo o país uma das maiores campanhas de conservação da vida silvestre no Brasil: O Dia Nacional de Urubuzar. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), também está engajada nesta campanha e vai promover ações no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, das 9h às 16h, para divulgar um novo aplicativo de celular que vai ajudar a evitar mais atropelamentos desses animais nos centros urbanos de todo o Brasil: o Sistema Urubu.

O atropelamento é uma séria ameaça para a fauna brasileira. Cerca de 475 milhões de animais são atropelados a cada ano nas estradas brasileiras e muitos deles são de espécies ameaçadas de extinção.

Pensando nisso, a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB) e o Parque das Aves em Foz do Iguaçu se juntaram com o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) para organizar a campanha. Mais de 100 instituições irão realizar ações simultâneas em todo o país para divulgar o Sistema Urubu e conscientizar o público do impacto dos atropelamentos em nossa biodiversidade.

No Zoo de Sorocaba serão colocadas placas informativas em frente aos recintos de algumas espécies de animais mais atropelados no Brasil, como o lobo-guará e o tamanduá-bandeira. Funcionários do parque também estarão falando sobre os problemas do atropelamento da fauna, distribuindo folhetos e divulgando o Sistema Urubu. Este será o marco de início de uma ação nacional e do município que acontecerá durante todo o ano de 2015.

Além dessa ação inicial, em 2015, a equipe da Sema realizará as “Blitz da Biodiversidade”, visando conscientizar os motoristas que passam pelo município sobre o problema do atropelamento de animais silvestres, aproveitando também para divulgar o Sistema Urubu.

 “Além dos motoristas ficarem cientes do grande problema que é o atropelamento da fauna e poderem passar a ajudar tomando mais cuidado na direção, eles também serão informados de que o registro, através do Sistema Urubu, de eventuais animais atropelados que encontrem, também é uma importante atitude em prol da conservação da fauna brasileira”, explica o secretário do Meio Ambiente, Clebson Ribeiro.

 

Sobre o Sistema Urubu

 

O Sistema Urubu é um aplicativo de celular disponível gratuitamente para aparelhos com Android e iOS. Ele permite a qualquer cidadão contribuir com a conservação da fauna, ajudando a proteger os animais silvestres de atropelamentos.

O sistema é pioneiro no Brasil e faz parte de uma nova geração de ações em prol da conservação da biodiversidade. Cada pessoa, tendo este aplicativo em mãos, pode fazer a diferença. Quanto mais pessoas “urubuzarem”, mais exatos são os dados obtidos e melhores as medidas que podem ser tomadas para evitar os atropelamentos da fauna. Assim cria-se uma rede em que as atividades têm um impacto real na proteção dos animais silvestres.

Seu uso é muito simples: encontrando um animal atropelado, você tira uma foto usando o aplicativo, o local da foto e a data são marcadas automaticamente, e a foto é enviada para o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE).

Os profissionais do CBEE, por sua vez, juntam todos os dados enviados para fazerem a análise dos pontos vulneráveis e então propõem mudanças para reduzir os atropelamentos.

O Sistema Urubu é constituído por três partes: o aplicativo Urubu Mobile que coleta os dados, a plataforma Urubu Web faz a gestão de dados e o Urubu Map, que fica disponível para que as pessoas vejam as informações no mapa.

 

Tags:, , ,