Os visitantes do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” que forem ao serpentário poderão observar os 22 filhotes de cascavel (Crotalus durissus) nascidos no dia 13 de dezembro de 2015, no parque. Com aproximadamente 45 dias de vida, eles têm cerca de 20 centímetros e já é possível ver a ponta da cauda com o seu primeiro chocalho (ou guizo) – uma das características mais marcantes da espécie.
O Zoo de Sorocaba se destaca há vários anos no cenário nacional e internacional pelo sucesso na reprodução de diversas espécies. Como os nascimentos de répteis no parque acontecem no verão, outros nascimentos estão previstos para essa temporada.
Os filhotes estão gozando de ótima saúde e já fizeram sua primeira refeição: neonatos de camundongos. “Além de estar se alimentando, já fizeram a primeira troca de pele e estão com um padrão de atividade normal da espécie”, explica o biólogo Marcos Tokuda, responsável pelo Setor de Répteis do Zoo.
Futuramente, alguns desses filhotes poderão ser incorporados ao plantel de apresentação do Zoo de forma definitiva ou formarão novos casais em outras instituições (como zoológicos, criadouros ou institutos de pesquisa), além de serem pesquisados pelos biólogos do Zoo.
O serpentário possui, atualmente, cerca de 100 indivíduos entre serpentes, lagartos, anfíbios e quelônios, como a famosa jararaca-ilhoa, falsa-coral, o urutu-cruzeiro e o sapinho-garimpeiro, entre outros.
O Zoo fica na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.
Sobre a espécie
A cascavel é uma cobra peçonhenta que pode ser encontrada na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Elas se alimentam principalmente de pequenos roedores, podem chegar a 1,5 metro de comprimento e vivem até 20 anos.
Essa espécie troca de pele de três a quatro vezes por ano e, a cada troca, parte dessa pele fica retida o que vai ao longo dos anos formando o chocalho.