Zoo de Sorocaba comemora seus 47 anos com programação especial

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Há atividades que necessitam de inscrição prévia, como o Workshop “Manejo e Conservação de Canídeos Silvestres Brasileiros” e as Visitas Noturnas no Zoo

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” – um dos principais cartões-postais de Sorocaba – comemora no dia 20 de outubro 47 anos de sua fundação. Para celebrar, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realizará, a partir de quarta-feira (dia 7), uma programação especial, com inúmeras atividades educativas voltadas a pessoas de todas as idades.

A programação foi elaborada para que toda a comunidade participe, conheça e aprenda um pouco mais sobre o Zoo, seus animais e, principalmente, as ações individuais e coletivas que contribuem para a conservação do meio ambiente. Além disso, neste mês de outubro também será comemorado o Dia do Lobo-Guará (12 de outubro) e neste ano de uma forma mais especial, já que a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB) declarou 2015 como sendo o “Ano do Lobo-Guará”.

Entre as principais atrações, terá a Blitz da Biodiversidade, Visitas Noturnas no Zoo, campanha de escolha dos nomes dos filhotes de lobo-guará, Hora do Bicho, workshop, visitas monitoradas, homenagens aos bichos do Zoo, entre outras atividades que vão marcar a data.

Uma dos destaques da programação será o Workshop “Manejo e Conservação de Canídeos Silvestres Brasileiros”, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de outubro, das 9h às 16h, com a presença de renomados profissionais que atuam nas áreas de manejo, conservação e educação ambiental relacionada às espécies de canídeos silvestres brasileiros.

Serão realizadas palestras no dia 14, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, e no dia 15, acontecerão minicursos no Zoo de Sorocaba. O objetivo é de promover a discussão dos principais desafios encontrados por esses profissionais, proporcionando troca de experiências e um rico aprendizado. Para participar, os interessados deverão se inscrever gratuitamente a partir desta sexta-feira (dia 2) pelo site da Secretaria do Meio Ambiente: www.meioambientesorocaba.com.br

Visitas noturnas

Outra atividade bastante aguardada são as Visitas Noturnas, que acontecerão no dia 23 e 28 de outubro, das 20h às 22h. Acompanhados por técnicos do zoo, os participantes poderão aprender aspectos da biologia de alguns animais que são especialmente adaptados para a vida de hábito noturno, bem como as principais ameaças à conservação destas espécies.

As inscrições serão realizadas de 7 a 14 de outubro pelo site da Secretaria do Meio Ambiente, por categorias, totalizando 30 pessoas em cada dia de visita. Os interessados poderão se inscrever na categoria “inscrição individual” (para 1 pessoa), “com acompanhante” (para 2 pessoas) ou “inscrição familiar” (para grupos de até 4 pessoas). Serão disponibilizadas 4 vagas para a modalidade individual, 5 vagas para modalidade com acompanhante e 4 vagas para inscrição familiar. Se o número de inscritos exceder o de vagas será realizado um sorteio no dia 16, às 14h, na Secretaria do Meio Ambiente.

Nome para filhotes de lobo-guará

A população também poderá ajudar a escolher um nome para os quatro filhotes de lobo-guará (duas fêmeas e dois machos), que nasceram neste ano no Zoo. A campanha acontecerá entre os dias 9 e 16 de outubro, das 9h30 às 16h30. Para votar, os interessados deverão acessar o site da Secretaria do Meio Ambiente ou ir pessoalmente até a urna que estará próxima ao recinto da espécie no Zoológico de Sorocaba.

Serão oito opções de nome, sendo quatro femininos e quatro masculinos, que remetem a aspectos da conservação do Cerrado, bioma onde os lobos-guarás vivem e que, assim como a espécie, está ameaçado. As opções existentes foram selecionadas pelas crianças e adolescentes que participam do Clube Conservadores da Natureza e pela equipe técnica do Zoo.

Para as lobinhas, as opções são: Perinha (arbusto frutífero), Peroba (árvore), Guariroba (palmeira frutífera) e Caliandra (flor). Já para os lobinhos, os visitantes terão que escolher entre os seguintes nomes: Baru (árvore frutífera), Araticum (palmeira frutífera), Buriti (palmeira frutífera) e Babaçu (palmeira frutífera). Os nomes mais votados serão anunciados no dia 18 de outubro, às 11h, próximo ao recinto da espécie.

O “Quinzinho de Barros” fica na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.

A história do Zoo

A história do Zoo sorocabano começou em 1916, na atual Praça Frei Baraúna, no Centro, que até 1930 abrigou o “Jardim dos Bichos”. O local alojava, em condições precárias, algumas espécies nativas da região, como jacarés, bichos-preguiça, veados, macacos, serpentes e aves.

Em 1965, a Prefeitura transferiu os animais para as margens do rio Sorocaba, em recintos montados entre a ponte da rua XV de Novembro e a atual Praça Lions. O espaço durou até o ano seguinte, quando a família Prestes de Barros doou uma chácara ao município, na Vila Hortência. Em 20 de outubro de 1968, naquele local, a Prefeitura inaugurou o Zoológico e o Museu Histórico Sorocabano.

Classificado pelo Ibama na “categoria A” entre os zoológicos brasileiros, o “Quinzinho” é referência em toda América Latina nas áreas de lazer, pesquisas, educação ambiental, preservação e reprodução de espécies.

Dos seus 150 mil metros quadrados, 17 mil são ocupados por um lago e outros 36 mil por vegetação natural da Mata Atlântica. O espaço reúne cerca de 1.200 animais de 300 espécies, com 70% deles pertencentes à fauna brasileira. É um dos maiores acervos da América Latina.

O Zoo de Sorocaba é um dos primeiros do Brasil a realizar programas de Educação Ambiental que, desde 1979, buscam conscientizar, e de forma divertida, os públicos de todas as idades. Entre os projetos, destacam-se o Clube Conservadores da Natureza, os passeios orientados de escolas, os passeios noturnos, entre outros.

Entre os animais, destacam-se a maior coleção de répteis da América do Sul, a maior colônia de macacos-aranha de testa branca do Brasil e as altas taxas de natalidade de espécies em extinção, por exemplo, mico-leão de cara-dourada, antas, cervos, serpentes, papagaios, hipopótamo e lobo guará. O Zoo participa de planos de manejo de espécies ameaçadas, como a arara-azul e tamanduá-bandeira, e fertilização “in vitro” de onças pintadas.

Programação completa:

Dia 7 de outubro

Blitz da Biodiversidade

A Blitz consistirá na conscientização dos motoristas acerca da fauna silvestre de Sorocaba e do problema de atropelamento de animais, além da divulgação do aplicativo “Urubu Mobile”, que auxilia no levantamento de animais atropelados em todo território nacional para fins de pesquisa e execução de ações preventivas em relação a este problema.

Horário: das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h

Local: Avenida São Paulo (na altura do nº 4.520)

De 9 a 16 de outubro

Campanha de escolha dos nomes dos filhotes de lobo-guará

O Zoo está em festa, pois quatro novos filhotes de lobo-guará, dois machos e duas fêmeas, nasceram este ano. Como parte das comemorações do Ano do Lobo-guará, Dia do Lobo-Guará e do Aniversário do Zoológico de Sorocaba, os mais novos habitantes terão seus nomes escolhidos pela população.

Como votar: basta acessar o site www.meioambientesorocaba.com.br ou ir pessoalmente até a urna que estará próxima ao recinto da espécie no Zoo de Sorocaba. A votação é gratuita.

Horário: das 9h30 às 16h30

Barraca do Lobo-guará

Durante o período de campanha para a escolha do nome dos filhotes de lobo-guará o público que for até a tenda de votação poderá conhecer um pouco mais sobre a espécie e também terá a oportunidade de se aproximar de um lobo-guará taxidermizado.

Horário: das 9h30 às 16h30

Local: Próximo ao recinto do Lobo-guará

De 10 a 31 de outubro

Exposição “Conservação da Biodiversidade de Sorocaba”

As pessoas que visitarem o Zoo poderão conhecer um pouco mais sobre aspectos relacionados à conservação de algumas espécies de animais que compõem a biodiversidade Sorocaba – entre elas o lobo-guará. O público também terá a oportunidade de aprender o que significa e de que maneira é realizado o processo de conservação ex-situ e in-situ de espécies da fauna silvestre, além de saber qual a importância e qual o papel do Zoo de Sorocaba e dos de Refúgios da Biodiversidade neste processo.

Horário: das 9h às 17h

Local: Área externa (vitrines) do Museu de Zoologia

Dias 10, 11 e 12 de outubro

Pintura facial com temas da natureza

As crianças que forem ao zoológico poderão, gratuitamente, escolher um tema da natureza para pintarem o rosto! Serão oito opções de desenhos: flor, árvore, borboleta, aranha, joaninha, jacaré, tigre e lobo. O atendimento será feito por ordem de chegada.

Horários: das 9h às 10h30, das 11h30 às 13h, e das 14h30 às 16h

Local: Auditório fechado

Hora do Bicho – Canídeos brasileiros

Em horários pré-definido os visitantes do zoo poderão conhecer um pouco mais sobre as espécies de canídeos brasileiros que vivem no zoo, entre elas o lobo-guará. Serão abordadas as características biológicas destes animais assim como sua alimentação e comportamento tanto em vida livre quanto em cativeiro. Na segunda-feira, dia 12/10, em comemoração ao Dia do Lobo-Guará, a espécie ganhará também um bolo elaborado com os itens que compõem sua dieta em cativeiro.

Data: 10, 11 e 12

Horários: Cachorro-do-mato, às 11h; Lobo-guará, às 14h; Raposinha-do-campo, às 16h.

Locais: Em frente ao recinto de cada espécie

Dias 14 e 15 de outubro

Workshop “Manejo e Conservação de Canídeos Silvestres Brasileiros”

Encontro com renomados profissionais que atuam nas áreas de manejo, conservação e educação ambiental relacionada às espécies de canídeos silvestres brasileiros. Neste encontro, palestras e minicursos vão acontecer com o objetivo de discutir os principais desafios encontrados por esses profissionais, proporcionando troca de experiências e um rico aprendizado.

Horário: das 9h às 16h

Locais: dia 14, no Auditório da Biblioteca Municipal de Sorocaba (palestras) e no dia 15, no Zoo.

Inscrição: a partir de 02/10 pelo site www.meioambientesorocaba.com.br

Dia 17 de outubro

Homenagem aos animais do Zoo.

Neste dia alguns animais do zoológico serão e receberão presentes especiais e bolos elaborados com alimentos que compõem sua dieta em cativeiro. O público visitante poderá acompanhar esse momento e as crianças poderão até mesmo ajudar a preparar o bolo do leão. Não é necessária inscrição prévia.

Horário: Babuínos, às 14h (entrega de um “presente”), Arara-azul, às 14h30 (entrega de um “presente”), Jabutis, às 15h (entrega de um “bolo” no recinto do casuar); e Leão, às 15h30 (entrega de um “bolo” que será elaborado com auxílio de crianças)

Locais: Em frente ao recinto de cada espécie

Dia 18 de outubro

Tarde recreativa – “Essas Crianças São Feras!”

No dia 18 de outubro o zoológico, em parceria com a TV Sorocaba, i oferecerá uma programação especialmente dedicada às crianças, com jogos e brincadeiras voltadas ao lazer e à educação ambiental. Como parte das comemorações pelo Ano do Lobo-guará e pelo Dia do Lobo-guará, haverá um teatro sobre a espécie. Não é necessária inscrição prévia.

Horário: das 10h às 16h.

Local: Nas alamedas e gramados do zoo

Vagas: De acordo com a lotação de cada atração

Dia 20 de outubro

Visita monitorada especial em comemoração ao Dia do Idoso

O zoo oferecerá uma visita monitorada especial para os participantes do Clube Ecológico da Melhor Idade que ocorre no Parque da Biquinha. Os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os animais mais antigos do zoo (mandril, elefante, jacaré-açu, grou-coroado, hipopótamo), além do museu de zoologia e do Setor de Nutrição. A visita será finalizada com um café da manhã e um bate-papo.

Horário da visita: 9h (café da manhã comemorativo será às 10h)

Parabéns para o Zoo e para os lobos-guarás

As pessoas que estiverem no Zoo poderão cantar parabéns para o zoo e também se deliciarem com uma fatia do bolo gigante de aniversário que será servido gratuitamente aos visitantes.

Horário: 13h

Local: Auditório aberto do Zoo

Dias 23 e 28 de outubro

Visitas noturnas no Zoológico de Sorocaba

Acompanhados por técnicos do zoo, os participantes poderão aprender aspectos da biologia de alguns animais que são especialmente adaptados para a vida de hábito noturno, bem como as principais ameaças à conservação destas espécies.

Inscrição: de 7 a 14/10 exclusivamente através do site www.meioambientesorocaba.com.br

Sorteio das vagas: 16/10, às 14h, na Secretaria do Meio Ambiente

Horário das visitas: das 20h às 22h (após as 20h05 a entrada no parque não será permitida).

Tags:, ,