Encerrou nesta sexta-feira, no Salão de Vidro do Paço Municipal, a XII Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT), com palestra desenvolvida pelo atual secretário de Educação de Sorocaba, o professor e jornalista André Gomes. Ele abordou os temas ética, amor e cidadania mostrando a importância e a necessidade de se colocar em prática no dia a dia essas habilidades.
Segundo André, ética e uma obrigação e não qualidade, pois não se pode criticar qualquer ato irregular se você na clandestinidade também o faz. A cidadania vem do interior da pessoa, pois não se pratica cidadania se a pessoa pensa no melhor para si não se importando com o bem-estar dos outros. O amor alimenta o bom relacionamento na família, no trabalho e na vida. Prevenir acidente, segundo o secretário, é um ato de amor, todos devemos cuidar de nossa segurança, mas também pensando na do próximo.
“É importante num composto de uma semana interna de segurança do trabalho nós tratarmos de três valores fundamentais da convivência em sociedade. A ética vem do caráter no sentido de observação do mundo que a gente vive. O amor é um princípio de todas nossas ações. A cidadania como ofício de ser cidadão e de cuidar do mundo que a gente vive são conceitos fundamentais para desenvolver um trabalho criterioso, amoroso e isso valoriza a segurança. Praticar valores no dia a dia e uma forma de prevenir acidentes.” Essas foram algumas palavras de do titular da pasta da Educação, que com sua tranquilidade e sabedoria cativou a todos os presentes.
Na sequência Ana Bittencourt, representando o secretário de relações humanas Osmar Thibes, agradeceu e elogiou o trabalho da CIPA. Para o presidente da CIPA, Plácido Mazzon, a XII SIPAT é uma ferramenta que veio para implantar a importância segurança do trabalho, que é uma coisa muito séria. “A Prefeitura tem 10 mil funcionários e a CIPA está sempre orientando, pois depois que o acidente acontece é muito doloroso. Atingimos o nosso objetivo em 100% e eu só tenho que agradecer a todos especialmente os palestrantes e cipeiros que estiveram com nós durante a semana”.