Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/workshop-vai-tratar-de-manejo-e-conservacao-de-psitacideos/
Acessado em: 20/01/2026 - 11h22

Workshop vai tratar de manejo e conservação de psitacídeos

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Inscrição será feita on-line, a partir do dia 20 de outubro, e as vagas serão limitadas

A Prefeitura de Sorocaba realizará nos dias 7 e 8 de novembro o Workshop de Manejo e Conservação de Psitacídeos. O encontro de cunho científico contará com palestras e minicursos gratuitos ministrados por renomados profissionais que atuam nas áreas de manejo, conservação e educação ambiental, relacionadas a espécies de psitacídeos brasileiros.

Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a atividade integra a programação de aniversário de 48 anos do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, comemorado no dia 20 de outubro. O objetivo é discutir os principais desafios encontrados por esses profissionais, proporcionando troca de experiências e um rico aprendizado.

O encontro ainda ocorre em comemoração ao Ano do Papagaio, uma campanha da Sociedade de Zoológicos do Brasil (SZB) que visa conscientizar a sociedade sobre o tráfico desse tipo de ave em todo o território brasileiro, difundir informações sobre as espécies ameaçadas no País e buscar ajuda da população para sua conservação. É na família dos Psitacídeos que são encontradas as araras, papagaios, periquitos, jandaias, maracanãs, agapornis, entre outras espécies.

De acordo com a Sema, a realização de um workshop como este é indispensável para que a instituição cumpra as funções inerentes ao zoo, que vão muito além do lazer. Atualmente, os zoológicos devem se preocupar em atuar nas áreas de educação ambiental, pesquisa, conservação e bem-estar animal.

O evento terá como público-alvo estudantes e profissionais das áreas de Biologia, Veterinária e Zootecnia, porém as inscrições serão abertas a quaisquer pessoas interessadas no assunto. As inscrições poderão ser feitas gratuitamente a partir do dia 20 de outubro pelo site http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br[1].

Programação

No dia 7 de novembro, das 8h30 às 16h30, serão realizadas cinco palestras no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Serão oferecidas 100 vagas.

Pela manhã, às 9h45, a palestra será “Panorama geral de Psitacídeos brasileiros: taxonomia e conservação”, com o prof. Dr. Luís Fábio Silveira, do Museu de Zoologia da USP (Universidade de São Paulo). Na sequência, às 11h, o médico veterinário Marcelo da Silva Gomes, do Zoológico Municipal de São Bernardo, vai falar sobre “Medicina Veterinária de Psitacídeos”.

Já à tarde, às 13h30, os participantes vão conferir a palestra “Nutrição de Psitacídeos”, com Msc. José Evandro de Moraes, do Instituto de Zootecnia de Nova Odessa. Em seguida, às 14h30, será a vez da bióloga Fernanda Junqueira Vaz Guida, da Fundação Zoológico de São Paulo, que vai abordar “Manejo de Psitacídeos”. Para finalizar, às 15h45, será ministrada a palestra “Tráfico de Animais Silvestres com ênfase na família Psittacidae”, com o biólogo Carlos Yamashita, do Ibama São Paulo.

Já no dia 8 de novembro, das 9h às 16h30, a programação vai oferecer quatro minicursos no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Cada capacitação terá seis horas de duração. Um deles será “Taxidermia de aves”, com o biólogo Paulo César Balduíno, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que vai ocorrer no Museu de Zoologia. Outro minicurso vai abordar “Educação Ambiental com enfoque em aves”, com Marco Silva, da SAVE Brasil, que vai ocorrer no auditório do Setor de Educação Ambiental do zoo.

Outra opção aos interessados será “Elaboração de dietas para Psitacídeos em cativeiro”, com o Msc José Evandro de Moraes, do Instituto de Zootecnia de Nova Odessa. A capacitação ocorrerá na biblioteca e no Setor de Nutrição do zoo. O workshop também vai oferecer o minicurso “Clínica de Psitacídeos”, com o médico veterinário Marcelo da Silva Gomes, do Zoológico Municipal de São Bernardo, no auditório Golphe e no Setor Veterinário do “Quinzinho de Barros”.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, serão oferecidas 20 vagas para cada minicurso, com exceção do Taxidermia de Aves, que serão 10 vagas. O Parque Zoológico Municipal está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.

Endnotes:
  1. http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/