Workshop reunirá profissionais que desenvolvem pesquisas no Parque da Biodiversidade

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Nesta quarta-feira (dia 10), a partir das 9h, a Prefeitura de Sorocaba vai promover um workshop com pesquisadores que já realizaram e também com os que ainda desenvolvem pesquisas no Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade “Marco Flavio da Costa Chaves”, na Zona Norte de Sorocaba, a primeira unidade de conservação da cidade. O encontro ocorrerá no próprio parque.

A atividade é um realização da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e faz parte da programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (dia 5 de junho) e também em comemoração ao aniversário de dois anos do Parque da Biodiversidade.

De acordo com informações da Secretaria do Meio Ambiente, o workshop deve contar com as participações de professores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – câmpus Sorocaba), Universidade Estadual Paulista (UNESP – câmpus Sorocaba), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – câmpus Sorocaba), Universidade Paulista (UNIP – Sorocaba), Universidade de Sorocaba (Uniso), Universidade de Coimbra, além da Secretaria do Meio Ambiente, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O resultado do workshop – através das discussões e informações geradas no encontro – reslutará na futura edição de um livro que servirá de referência para estudos na unidade de conservação, além de se transformar em base para a Educação Ambiental e atualização do Plano de Manejo do parque.

“As informações geradas pelas pesquisas são muito importantes para o futuro do parque, norteando o planejamento e as tomadas de decisões realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente e pelo seu conselho gestor“, explica Welber Smith, diretor de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.

O Parque da Biodiversidade fica na Avenida Itavuvu, 11.500, próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), na Zona Norte de Sorocaba.

 

Sobre a unidade de conservação

Situado numa região de floresta estacional semidecidual e uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, com área de aproximadamente sessenta hectares, o Parque da Biodiversidade é uma unidade de proteção integral, na categoria Parque Municipal, definida pela Lei Federal nº 9.985/2000 que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).

Sua função principal é a de proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das Áreas de Proteção Permanente (APPs) dos afluentes do Rio Sorocaba, onde não é permitida qualquer atividade ou intervenção.

O Parque de Biodiversidade também propicia o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades, educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na Zona Norte de Sorocaba, garantindo a conectividade e o fluxo gênico.

O local ainda garante a preservação de uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, nascentes de água e cerca de 150 diferentes espécies de animais e 63 diferentes espécies arbóreas.

Dentre os atrativos do parque, os visitantes podem desfrutar de três trilhas interpretativas com temáticas, trajetos, distâncias e níveis de dificuldade.

O Parque da Biodiversidade ganhou no último mês de maio um playground disponível para o lazer de crianças entre 2 e 12 anos de idade, como mais um atrativo para as pessoas interessadas em frequentar o local. Também neste ano, o parque ganhou o seu meliponário, um espaço de coleção e cultivo de abelhas nativas sem ferrão.

Tags: