Atividade é gratuita e faz parte da Semana Nacional dos Museus. Nesse dia também será exibido o documentário “Lixo Extraordinário” no Jardim Maylasky
Nesta sexta-feira (22), das 14h às 17h, a Prefeitura de Sorocaba promove gratuitamente o workshop “Refitando”, com o fotógrafo José Neto, no Museu Histórico Sorocabano (MHS). Todas as 25 vagas já foram preenchidas.
Realizada pela Secretaria da Cultura (Secult), a atividade integra a programação da Semana Nacional dos Museus, que tem como tema “Museu para uma sociedade sustentável” e é desenvolvida em parceria com o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS).
Vencedor do Prêmio Flávio Gagliardi de Artes Visuais, em 2014, José Neto vai apresentar conceitos de autores que refletem sobre a fotografia e seus desdobramentos como influência na produção fotográfica contemporânea. Na parte prática, os participantes ainda irão coletar e produzir fotografias a partir dos conceitos apresentados.
José Neto é fotógrafo atuante na área editorial e publicitária. Tem mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (Uniso), graduação em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, e é professor de Fotografia e Iluminação e Fotografia Digital na Unip (Universidade Paulista). José Neto também foi técnico responsável pelo laboratório e estúdio de fotografia (2000-2010) e professor de Fotografia nos cursos de Design, Publicidade e Propaganda e Jornalismo.
Cinema a céu aberto
Também nesta sexta-feira, às 18h, as pessoas poderão conferir gratuitamente o filme “Lixo Extraordinário”, de Lucy Walker. O documentário será projetado na parede externa da Casa 52, no Jardim Maylasky, em frente ao Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) e ao Chalé Francês, sede do MACS.
Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), “Lixo Extraordinário” acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro (RJ).
Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.
Programação da Semana Nacional dos Museus
Dia 22 (sexta-feira)
Oficina “Intervenção no espaço: arte e sustentabilidade”
Oficina prática tendo como referência a obra de Andy Goldsworthy e os trabalhos da artista Iza Figueiredo.
Horários: às 10h (público em geral) e às 14h (professores escolas públicas e particulares)
Local: MACS (Avenida Afonso Vergueiro, 280, Centro)
Público: artistas, educadores e interessados em geral
Vagas: 20 em cada grupo
Informações pelo telefone (15) 3233.1692 e/ou www.macs.org.br
Workshop de fotografia
O fotógrafo José Neto realizará um workshop de fotografia baseado na obra ganhadora do Prêmio de Artes Visuais “Flávio Gagliardi”.
Horário: das 14h às 17h
Local: Museu Histórico Sorocabano (instalado na área do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, na Rua Teodoro Kaizel, s/nº, Vila Hortência).
Público-alvo: estudantes, artistas e pessoas interessadas em Fotografia com câmeras com controles básicos de exposição.
Vagas: 25
Inscrição de 11 a 18 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone (15) 3211.2911 (com Janaína, Amanda ou Aline).
Cinema a céu aberto – Jardim Maylasky
Exibição de filme (a ser definido)
Horário: 18h
Local: Jardim Maylasky, em frente ao Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (Rua Álvaro Soares, 553, no Centro)
Dia 23 (sábado)
Visita orientada – “Intervenção no espaço: arte e sustentabilidade”
Visita orientada à exposição de Iza Figueiredo seguida de oficina prática com 90 minutos de duração para famílias (adultos e crianças).
Horário: 10h
Local: MACS (Avenida Afonso Vergueiro, 280, Centro)
Público: Famílias com crianças
Vagas: 15 crianças com familiares
Informações pelo telefone (15) 3233.1692 e/ou www.macs.org.br
Dia 24 (domingo)
Apresentação dos protótipos (lixeira e software) do projeto DESAFIO ARTE + TECNOLOGIA = INOVAÇÃO
Este projeto visa atender uma demanda do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), com base na necessidade de realizar uma mudança de hábitos para a conscientização de uso das lixeiras que serão instaladas na praça onde se situa o museu.
Horário: 10h
Local: MACS (Avenida Afonso Vergueiro, 280, Centro)
Público: em geral
Apresentação de chorinho nos jardins do Museu
O grupo sorocabano regional “Casa do Chapéu” apresentará um repertório de Choro nos jardins do Museu Histórico Sorocabano.
Horário: 11h
Local: Museu Histórico Sorocabano (instalado na área do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, na Rua Teodoro Kaizel, s/nº, Vila Hortência).
Dia 30 (sábado)
O Museu vai à Praça
O projeto de exposição itinerante do Museu Histórico Sorocabano tem como objetivo levar o seu acervo às praças da cidade, aproximando a população sorocabana e o Museu.
Local: Rua Professora Célia C. Marques Mendes, s/n – Jardim Iporanga
Horário: das 11h às 13h
Oficina – Zeladoria do Patrimônio Histórico
Utilizar o Casarão para a formação em Zeladoria do Patrimônio Histórico, no uso da cal na pintura das construções de Taipa.
Local: Casarão de Brigadeiro Tobias
Horário: das 9h às 17h
Informações: (15) 3236.6856.
Palestra
O Conservador Restaurador Antonio Luiz R. Sarasá Martin discorrerá sobre o saber dos antigos ao utilizar, se relacionar e se harmonizar com a natureza e seus elementos nas construções de suas casas
Local: Casarão de Brigadeiro Tobias
Horário: das 9h às 10h30
Informações: (15) 3236.6856.