Diariamente, entre 40 e 50 moradores de rua passam pela unidade da Prefeitura de Sorocaba
Nesta quinta-feira (dia 16), das 17h às 22h, os moradores de rua que frequentam o Centro POP (Centro de Referência para a População em Situação de Rua) receberão uma ação do Projeto “Anjos da Madrugada”. No espaço, os interessados receberão corte de cabelo, alimentação, atendimento de enfermagem e odontológico, e haverá distribuição de roupas e produtos de higiene pessoal, entre outras atividades.
Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), a ação será totalmente gratuita e desenvolvida em parceria com voluntários do projeto social da Igreja Universal do Reino de Deus.
“Um dos objetivos é nos aproximarmos de entidades e grupos que ofereçam serviços à população de rua de Sorocaba para que elas passem a utilizar o espaço do Centro POP para realizar este trabalho tão importante, só que acompanhado por um olhar técnico dos nossos funcionários. Estamos à disposição, tanto no período noturno quanto aos finais de semana, para ações voluntárias como esta”, salienta Eduardo Leme Braz, coordenador de Políticas para População em Situação de Rua da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Como funciona a unidade
O Centro POP oferece acolhida imediata e apoio visando à reinserção social e proporcionando o resgate da autoestima da população em situação de rua. Diariamente, entre 40 e 50 pessoas passam pelo local.
A unidade funciona como porta de entrada para a rede de proteção social especial, na qual os assistidos podem ter convívio social e desenvolver, por meio de atividades socioeducativas, relações de afetividade e respeito, além de alcançar autonomia, estímulo à organização, mobilização e participação social. Com equipe multiprofissional formada por psicólogo, assistentes sociais e agentes sociais, os usuários do Centro POP recebem uma escuta qualificada.
Além disso, são encaminhados para outros serviços, participam de oficinas de artesanato e outras atividades socioeducativas, como dinâmicas, vivências, mobilização e participação comunitária, na qual são abordadas questões como família, respeito, conhecimento de si próprio, convivência, disciplina, entre outras.
No espaço, eles ainda podem descansar, tomar banho, lavar roupa, se alimentar. Eles ainda recebem roupas e cobertores doados à unidade. O Centro POP está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 763, no Centro – próximo à Rodoviária de Sorocaba.