Volume de drogas apreendidas no 1º semestre pela GCM é oito vezes maior que em 2017
Por: Marcelo Andrade
A Guarda Civil Municipal (GCM) já registrou, nos seis primeiros meses deste ano, um número de apreensões de drogas equivalente a quase oito vezes mais do que todo o volume apreendido ao longo do mesmo período de 2017. Enquanto entre janeiro a junho de 2017, as equipes da GCM apreenderam 4.845 porções de drogas, entre cocaína, crack e maconha, no seis primeiros meses deste ano o número chegou a 36.899 porções. O número de apreensões de cigarros contrabandeados também demostrou atuação expressiva por parte da GCM, já que enquanto no primeiro semestre de 2017 foram 2.918 maços, no mesmo período de 2018 o número chegou a 6.589 maços, uma alta de cerca de 125%. Elevação também no número de pessoas maiores de idade que foram detidas pelos GCMs, sendo 198 no primeiro semestre de 2017, ante 231 no mesmo período deste ano.
Para o secretário de Segurança e Defesa Civil (Sesdec), Jeferson Gonzaga, o resultado positivo obtido no semestre é fruto da maior eficiência no trabalho da GCM.
Os números fazem parte do Indicador de Atividades que a Guarda Municipal emite mensalmente e que traz, ainda, registros de atendimentos à população nas mais diversas situações, como combate ao uso do cerol, localização de veículos furtados, travessia de escolares ou apoio ao Samu, por exemplo.
No que se refere às apreensões de entorpecentes, das 36.899 porções apreendidas, 19353 foram de maconha; outras 8.879 porções de cocaína e 8667 de crack. No primeiro semestre, os agentes da GCM também apreenderam um total de seis armas, contra três no mesmo período.
Neste semestre, os agentes da GCM já atenderam a 16 casos de pichação. Houve uma queda de seis casos em relação ao mesmo período do ano passado, que foi de 22 ocorrências.
Em abordagens por atitude suspeita, os guardas averiguaram e liberaram 283 pessoas. Detiveram 231 adultos e 52 menores em ato infracional. O gráfico produzido pela GCM ainda aponta que os veículos recuperados somam 28 no primeiro semestre, enquanto as apreensões somaram 46. No primeiro semestre de 2017 o número de veículos apreendidos foi de 42.
Com uma atuação comunitária e de proteção cidadã, a GCM também participa de ações integradas com outros agentes de segurança. No período foram 146 atuações do gênero. Além disso, auxilia na travessia de estudantes (2.599 vezes), e apoia o trabalho de organismos públicos como o Samu (212 oportunidades).
Mais equipamentos
O secretário de Segurança e Defesa Civil, Jeferson Gonzaga, lembra que em outubro do ano passado, o prefeito José Crespo fez a entrega de 16 novas viaturas (e uma reserva) para a intensificação do trabalho da corporação no município. Com investimento de R$ 200 mil, a Prefeitura de Sorocaba, fez em setembro do ano passado, a entrega oficial de 400 novos coletes balísticos para a Guarda Civil Municipal.
“Esses números demonstram, na prática, a atuação intensa da nossa Guarda Civil Municipal, sobretudo nas ações integradas com as demais forças de segurança de nosso município. Essa integração é fundamental para que possamos, cada vez mais, fazer de Sorocaba uma cidade segura e com qualidade de vida”, disse o secretário.
Já o comandante da GCM, Marcos Mariano, destaca que “a capacitação e o aperfeiçoamento de seus agentes, mote da guarda Civil municipal, somado à integração com as demais forças de segurança são fundamentais na obtenção destes resultados.”
Tags:Segurança
