Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/viva-meninas-tera-evento-de-encerramento-na-biblioteca-infantil/
Acessado em: 30/11/2025 - 09h13

“Viva Meninas” terá evento de encerramento na Biblioteca Infantil

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Programação gratuita e aberta ao público ocorrerá das 10h às 21h, na próxima terça-feira (21)

Elas já aprenderam a andar de skate, fotografar, fazer um vídeo, tocar guitarra, estêncil e até um fanzine. Porém, mais do que isso, elas aprenderam que o fato de terem nascidas mulheres é tão bom quanto se tivessem nascidas homens e que todas têm um potencial enorme para ser o que elas quiserem ser. Este trabalho de fortalecimento, autoestima e autonomia foi realizado pelo Projeto “Viva Meninas – Empoderamento e Cidadania“. Para encerrá-lo com “chave de ouro”, será realizado um evento especial na terça-feira (dia 21), das 10h às 21h, na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. A entrada é gratuita.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das Coordenadorias da Juventude e da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o “Viva Meninas” teve como objetivo empoderar garotas em situação de alta vulnerabilidade na cidade, diminuindo principalmente a discriminação e a violência sofrida pelo simples fatos de serem mulheres.

“Com criatividade e ousadia, criamos este projeto inovador para trabalhar a questão da igualdade de gênero e o empoderamento das garotas da nossa cidade. Tenho certeza que conseguimos impactar essas meninas e suas famílias de alguma forma e estamos colaborando para formar mulheres com uma melhor autoestima, que não aceitarão ser discriminadas e sofrer violência. Parabéns a todos os envolvidos. Esse dia será muito especial”, destaca a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social.

Iniciado em agosto de 2015, em nove meses, o “Viva Meninas” atendeu dezenas de adolescentes de doze bairros de Sorocaba, em sete unidades da Pastoral do Menor (Parque São Bento, Júlio de Mesquita Filho, Manchester, Vila Astúrias, Parque das Laranjeiras, Nova Esperança e Aparecidinha); oito unidades do Território Jovem (Jardim Ipiranga, Nova Esperança, Maria Eugênia, João Romão, Cajuru, Aparecidinha, Habiteto, Iporanga 2); e no Grupo Teens.

A ideia foi estimular o desenvolvimento de potencialidades de cada uma e a abertura de caminhos possíveis para a promoção da cidadania e o reconhecimento de seus direitos.

Para isso, a mentora contratada para desenvolver as ações do projeto, a socióloga e educadora Flavia Bigs, do Girls Rock Camp Brasil, e voluntárias do projeto, realizaram dez encontros consecutivos com dezoito grupos de meninas, que passaram por oito vivências com três horas de duração cada. Para promover essas vivências foram utilizados diferentes tipos linguagens, propiciando uma experimentação diversificada e descoberta de habilidades, como a escrita, a música, o esporte, a música, o desenho, a fotografia, o vídeo e a troca de ideias.

Programação da Expo Viva Meninas

A Expo “Viva Meninas Sorocaba” será montada com todo o material desenvolvido nas vivências com as garotas. O evento especial ainda terá a apresentação de uma pesquisa feita com as participantes e a leitura da Carta das Meninas, composta por um conjunto de reflexões, demandas e reivindicações de cada uma das adolescentes.

A programação ainda contará com apresentações musicais de artistas mulheres de Sorocaba, como Luane Tejo, Paula Cavalciuk, Fernanda Teka e Banda Orgânica. Além disso, serão apresentados vídeos do projeto.

A Biblioteca Infantil está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3219.1920 (Coordenadoria da Juventude).

Terça-feira (dia 21)

10h – Abertura

Show com Luane Tejo

Apresentação da equipe

Exibição de vídeos do Projeto Viva Meninas

Apresentação da Pesquisa Viva Meninas

Leitura da Carta das Meninas

12h – Pausa para Almoço

14h – 16h – Exposição aberta

18h – Exibição de vídeos do Projeto Viva Meninas

19h – Shows com Paula Cavalciuk, Fernanda Teka e Banda Orgânica