“Viva Meninas” estará no TJ Nova Esperança a partir de segunda-feira

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Primeira vivência sociocultural educativa será o skate

Na próxima segunda-feira (dia 15), 15 garotas entre 12 e 16 anos de idade farão parte do Projeto “Viva Meninas – Empoderamento e Cidadania“ e terão a oportunidade de participar de inúmeras oficinas gratuitas no Território Jovem Nova Esperança, localizado na Zona Oeste de Sorocaba. A primeira vivência delas será aula de skate e ainda há vagas.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das Coordenadorias da Juventude e da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o projeto visa empoderar garotas em situação de alta vulnerabilidade, promovendo autoestima, fortalecimento e autonomia.

Cada menina participará de dez encontros consecutivos, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, até o dia 26 de fevereiro, com oito vivências socioculturais educativas. O objetivo é estimular o desenvolvimento de potencialidades e a abertura de caminhos possíveis para a promoção da cidadania e o reconhecimento de seus direitos.

Quem lidera este trabalho, com o apoio de voluntárias, é a socióloga e educadora Flavia Biggs. Para promover estas vivências são utilizadas diferentes linguagens que propiciam uma experimentação diversificada e a descoberta de habilidades. São elas: Guitarra para Meninas, Fanzines, Skate para Meninas, Imagem e Identidade, Técnica de Estêncil, Fotografia Criativa I, Fotografia II – Instantânea e Vídeo Experimental.

O projeto inovador utiliza metodologia lúdica, com vivências socioculturais educativas, para mostrar às meninas que elas têm potencial e podem ser tudo o que quiserem ser. Na vivência Técnica de Estêncil, por exemplo, as participantes aprendem uma técnica bem simples, utilizando materiais acessíveis, para criar estampas criativas em camisetas.

Já durante a oficina de Vídeo Experimental as meninas têm a oportunidade de aprender conceitos básicos da narrativa em vídeo, enquadramentos em plano geral, detalhe, plano médio ou close. Elas ainda criam, de forma coletiva, o roteiro com a descrição das cenas, escolhem a trilha sonora do vídeo e gravam as imagens.

As garotas entre 12 e 16 anos ainda podem se inscrever no Projeto “Viva Meninas” diretamente no Território Jovem Nova Esperança, que está localizado na Rua Monsenhor Benedito Mário Calazans, 15. Mais informações pelo telefone (15) 3217.2434.

Tags:,