“Viva Meninas” chega ao TJ Jardim Ipiranga
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Primeira vivência sociocultural educativa será o skate
A partir de segunda-feira (dia 11), das 13h30 às 16h30, 15 garotas com idade entre 12 e 16 anos vão participar do Projeto “Viva Meninas – Empoderamento e Cidadania“ e terão a oportunidade de participar de oficinas gratuitas no Território Jovem (TJ) Jardim Ipiranga, localizado na Zona Oeste de Sorocaba. A primeira vivência será uma aula de skate, com a oficineira voluntária Beatriz Vivanco (Bia), de 25 anos.
Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das Coordenadorias da Juventude e da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o projeto visa empoderar garotas em situação de alta vulnerabilidade, promovendo autoestima, fortalecimento e autonomia, e estimular o desenvolvimento de potencialidades e a abertura de caminhos possíveis para a promoção da cidadania e o reconhecimento de seus direitos.
O empoderamento é um conceito ligado à autoestima, no sentido de ter a sensação de poder fazer algo. É um processo pelo qual as pessoas tomam controle de seus próprios assuntos, de sua vida, tomam consciência de suas habilidades e competências para produzir, criar e gerir seus destinos.
Cada menina participará de dez encontros, de segunda a sexta-feira, até o dia 29 de abril, com oito vivências socioculturais educativas. Na unidade o projeto terá um intervalo e não ocorrerá na semana do dia 18 de abril, devido ao feriado de Tiradentes, retornando na semana seguinte.
Quem lidera este trabalho, com o apoio de voluntárias, é a socióloga e educadora Flavia Biggs. Para promover estas vivências são utilizadas linguagens que propiciam uma experimentação diversificada e a descoberta de habilidades. São elas: Guitarra para Meninas, Fanzines, Skate para Meninas, Imagem e Identidade, Técnica de Estêncil, Fotografia Criativa I, Fotografia II – Instantânea e Vídeo Experimental.
O projeto inovador utiliza metodologia lúdica, com vivências socioculturais educativas, para mostrar às meninas que elas têm potencial e podem ser tudo o que quiserem ser. Na vivência Técnica de Estêncil, por exemplo, as participantes aprendem uma técnica bem simples, utilizando materiais acessíveis, para criar estampas criativas em camisetas.
Já durante a oficina de Vídeo Experimental as meninas têm a oportunidade de aprender conceitos básicos da narrativa em vídeo, enquadramentos em plano geral, detalhe, plano médio ou close. Elas ainda criam, de forma coletiva, o roteiro com a descrição das cenas, escolhem a trilha sonora do vídeo e gravam as imagens.
Oficinas do TJ em abril
Neste mês de abril, a Prefeitura de Sorocaba também promove as oficinas artísticas e esportivas voltadas aos jovens de 12 a 29 anos de idade, no TJ Jardim Ipiranga. As aulas são gratuitas e ocorrem de segunda a sexta-feira, entre 9h e 17h. A garotada tem opções para participar de boxe, circo, desenho, kung-fu, mangá, parkour, street dance e violão.
Administrado pela Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Território Jovem tem como objetivo garantir aos adolescentes um local para a educação não formal, por meio de cursos profissionalizantes, e experiências de lazer em geral. O espaço também é aberto às manifestações culturais e artísticas propostas pelos próprios jovens e pode ser usado para ensaios, eventos de grupos musicais e de dança e apresentações em geral.
De acordo com Valquíria Mara Silva, coordenadora do Território Jovem Jardim Ipiranga, há vagas para a maioria das oficinas. “Neste momento estamos com lista de espera para as aulas de circo, de boxe no período da tarde e de street dance na quarta-feira à tarde. O restante tem vagas”, declara.
Os jovens interessados em participar das oficinas devem procurar a unidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e levar RG e CPF. O TJ Jardim Ipiranga fica na Avenida Elias Maluf, 1.080. Mais informações pelo telefone (15) 3228.6880.
Segue abaixo a programação:
BOXE – terça-feira, das 9h às 10h e das 16h às 17h; quinta-feira, das 9h às 10h; e sexta-feira, das 15h30 às 16h30.
CIRCO – quinta-feira, das 13h às 15h;
DESENHO – quarta-feira, das 15h às 17h;
KUNG-FU – segunda-feira, das 13h às 15h;
MANGÁ – quinta-feira, das 15h às 17h;
PARKOUR – segunda-feira, das 15h às 16h30; e sexta-feira, das 13h30 às 15h;
STREET DANCE – terça-feira, das 13h às 14h30; e quarta-feira, das 8h às 10h e das 13h às 15h;
VIOLÃO – terça-feira, das 14h30 às 16h; e quarta-feira, das 10h às 11h30.
Tags:desenvolvimentosocial, SEDES, TJ Jardim Ipiranga, Viva Meninas
