“Viva a Cultura” oferece muitas atrações durante final de semana
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Programação será realizada no Parque dos Espanhóis, Parque São Bento, Museu Histórico Sorocabano e Parque das Águas
O mês de agosto, em razão do aniversário de 361 anos de fundação de Sorocaba, está recheado de atrações culturais gratuitas voltadas a pessoas de todas as idades. De sexta-feira a domingo (dias 7, 8 e 9), a Prefeitura de Sorocaba vai oferecer música, teatro infantil e exibição de filmes em espaços públicos da cidade, por meio do projeto “Viva a Cultura”, realizado pela Secretaria da Cultura (Secult).
Na sexta-feira, a população poderá conferir, às 15h, a peça de teatro “Planeta Água em Cena 2”, no salão do Parque dos Espanhóis, na Vila Assis. Idealizado pelo Grupo Komedi, a peça é patrocinada pela empresa Flextronics, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Em Sorocaba, tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
Escrita por Sérgio Valle e encenada pela Cia Metrópole, a peça traz ao palco Julinha Relógio, Sr. Pinguinho, Vovô Pingão, Murilo, Gaivota Gabriel e Baleia Balu. Os personagens abordam o uso correto da água no dia a dia da família, numa história que utiliza melodias cantadas e narrativas em tom de comédia para facilitar a compreensão dos alunos. O salão tem capacidade para 250 pessoas.
Já às 18h, a comunidade poderá assistir “Varal de Memórias”, filme que é uma brincadeira poética musical, no qual os ritmos e mitos brasileiros contracenam com bordados e bonecos, em uma narrativa delicada e lúdica, que revela o interior profundo das tradições populares brasileiras.
O varal é o cenário de um quintal imaginário, no qual adereços, objetos e roupas carregam memórias que começam a reviver quando dois brincantes descobrem esse lugar, ouvem os seus segredos e revelam suas histórias. A narrativa descortina-se com bonecos de pano que adentram os cenários, permeiam as canções e desenham a história de Maria e Tonho: dois amigos de infância, que se comunicam por meio de cartas.
Em seguida, às 19h, será exibido o documentário “Beneditino: A resistência Alviceleste”, com produção e direção de Márcio Schimming e Tauana Fontão. O filme busca contextualizar o Esporte Clube São Bento na atualidade do futebol brasileiro, com uma abordagem crítica ao modelo implementado nos últimos tempos. O filme conta com depoimentos de ex-jogadores, comentaristas, jornalistas, entre outros, que trazem uma visão moderna, embora acabe se tornando muitas vezes saudosista do futebol.
Sábado
No sábado, às 16h, a Secretaria da Cultura levará o Grupo Balakogê ao Parque São Bento, em espaço na rua Benedito de Oliveira Lousada. O grupo apresentará o show “A Voz do Samba”, que leva ao público a amostra de uma autêntica roda de samba, cantando e contando fatos que marcaram a história do samba sorocabano.
Na sequência, às 17h, as pessoas poderão conferir o espetáculo “A comédia da Esposa muda”, que relata a história de uma mulher que, não podendo falar, acaba se submetendo às obrigações que o lar e o marido a impõem. Um dia, angustiado por nunca ter recebido um carinho com palavras da mulher, o marido encontra um médico que a faça falar. Carinhos ao marido ou verdades doloridas sairão da boca da esposa? A partir dessa questão o espetáculo se desenvolve apresentando um final surpreendente e divertido.
Já à noite, a partir das 19h, será exibido o filme “Valente” (2012). A animação conta a história da jovem princesa Merida, criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino. Mas a garota dos cabelos rebeldes não tem a menor vocação para esta vida traçada, preferindo cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia e praticar o seu esporte favorito, o tiro ao arco. Quando uma competição é organizada contra a sua vontade, para escolher seu futuro marido, Merida decide recorrer à ajuda de uma bruxa, a quem pede que sua mãe mude. Mas quando o feitiço surte efeito, a transformação da rainha não é exatamente o que Merida imaginava… Agora caberá à jovem ajudar a sua mãe e impedir que o reino entre em guerra com os povos vizinhos.
Domingo
No domingo, quando é comemorado o Dia dos Pais, as famílias poderão se reunir em dois espaços públicos de Sorocaba.
Às 11h, o “Entre Amigos” fará uma apresentação de chorinho gratuita nos jardins do Museu Histórico Sorocabano (MHS). O grupo é formado por Nico (violão), Manoel Moreno (bateria), Gustavo Arruda (baixo) e Ite (pandeiro). O museu está instalado na área do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, na Rua Teodoro Kaizel, s/nº, Vila Hortência.
Já à tarde, as atrações do “Viva a Cultura” vão ocorrer no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. Às 15h, a Cia Metrópole encenará a peça infantil “Planeta Água em Cena 2”.
Para finalizar, às 16h, a cantora Juliane Spina vai oferecer um repertório que retrata os compositores e intérpretes da época em que tudo se consolidou: a época do movimento musical na casa de Tia Ciata, ou Hilária Batista de Almeida, no Rio de Janeiro, na última década do século XIX.
Tia Ciata era uma baiana, cozinheira e mãe de santo (iniciada no Candomblé) que levou o Samba de Roda para o Rio. A apresentação terá uma reunião do batuque, samba regional, do choro e das influencias afros trazidas pela artista em sua cultura de origem, através dos compositores da época, além de alguns outros que, mesmo após o término do movimento, carregam em sua essência resgastes desse cenário, como Pixinguinha, João da Baiana, Clementina de Jesus, Donga, Sinhô, Bucy, Heitor dos Prazeres, Zé Keti, Paulo Cesar Pinheiro, João Nogueira, Fabiana Cozza.
No show, Juliane Spina será acompanhada por Conrado Bruno (trombone), Marcus Felipe (violão 7 cordas) e Rafael Chieffi (percussão).
Tags:Cultura, Viva a Cultura
