Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/viva-a-cultura-levara-cururu-chorinho-e-musica-instrumental-aos-sorocabanos/
Acessado em: 01/12/2025 - 13h00

“Viva a Cultura” terá cururu, chorinho e música instrumental

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Neste fim de semana (dias 1 e 2), a Prefeitura de Sorocaba promoverá mais uma edição do Projeto “Viva a Cultura” com atrações musicais gratuitas em quatro espaços públicos da cidade. Promovidas pela Secretaria da Cultura (Secult), as apresentações integram a programação comemorativa aos 361 anos de fundação do município.

No sábado, às 10h30, a população poderá conferir a apresentação dos “Cururueiros de Tatuí”, na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro. O grupo é formado por José Pinto, Zacarias Camargo e o violeiro Josué Pereira. Totalmente improvisado, mas cumprindo regras determinadas pelas tradições folclóricas, o Cururu foi criado por motivos religiosos, com base em eventos da Igreja Católica, principalmente nas festas em devoção ao Divino Espírito Santo.

Ainda no sábado, às 11h, o grupo “Entre Amigos” faz uma apresentação de chorinho na Praça Pio XII, em Santa Rosália. Formado por Nico (violão), Manoel Moreno (bateria), Gustavo Arruda (baixo) e Ite (pandeiro), o grupo apresentará clássicos da MPB.

Já no domingo, às 11h, os sorocabanos poderão conferir o show da banda “Abandonada” no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. Na apresentação, o grupo interpretará composições instrumentais de seus próprios integrantes e de ícones do cenário jazzístico internacional, como Miles Davis, Charlie Parker, Thelonious Monk, Moacir Santos, Herbie Hancock, John McLaughlin, Ron Carter, Weather Report, Ralph Towner, Benny Goodman, John Scofield, Michael Brecker, entre outros.

“Abandonada” é formada por Tony Moura (guitarra), Márcio Muniz (sax alto e flauta), Marco Melito (sax tenor e flauta), José Ângelo (vocal), Sérgio Paes (teclado), Eduardo Parodi (baixo) e Sérgio Lopez (bateria).

Para encerrar a programação do “Viva a Cultura”, Gui Silveiras Trio tocará, às 16h, no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. O grupo levará ao público um pouco do repertório do Cancioneiro Popular Brasileiro, fazendo interpretações das canções de Djavan, João Bosco, Dori Caymmi, Toninho Horta, entre outros. Acompanhando Gui Silveiras estão o baterista Henrique Rosseto e o contrabaixista Junior Chiaparini.

Gui Silveiras é guitarrista, violonista, cantor e compositor formado pelo Conservatório de Tatuí. Em 2013, foi premiado pelo PROAC e lançou seu primeiro disco ‘Caburé’ fazendo apresentações no Brasil e no exterior. Além disso, atua em grupos de diversos gêneros, como Vintena Brasileira, El Cartel Cumbia, Orquestra do Sindico, Kizumbamba e o grupo circense The Bigosty Shows. Já dividiu palco com importantes nomes da música brasileira, como Monica Salmaso, Hamilton de Holanda, Nenê, Sergio Santos, Vinicius Dorin, Arismar do Espírito Santo, Itiberê Zwarg, André Marques e Kiko de Nucci. Atualmente, está na pré-produção de seu segundo trabalho autoral com previsão de lançamento para o final deste ano.