“Viva a Cultura” levará atrações a três espaços públicos de Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Exposição de fotos, shows, filme e espetáculo circense fazem parte da programação

 

Neste fim de semana (dias 21 e 22), a população sorocabana poderá conferir as atrações gratuitas do “Viva a Cultura”, projeto realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). As apresentações artísticas serão apresentadas no Jardim Santa Bárbara, no Campolim e no Museu Histórico Sorocabano (MHS).

No sábado, as atividades ocorrerão, das 15h às 20h, no Parque “Miguel Gregório de Oliveira”, localizado na Rua Nilza Neves Zuliani, no Jardim Santa Bárbara. Uma das atrações será a exposição fotográfica “Trabalhadores da Sorocabana”, que integra a atividade “O Museu vai ao Bairro”, como parte da programação da 14ª Semana Nacional dos Museus em Sorocaba.

Das 15h às 17h, a comunidade poderá conferir fotografias que mostram um pouco da história da ferrovia, mas sob uma ótica diferente, buscando retratar a vida de homens comuns que ajudaram a construir a história desse importante meio de transporte para a cidade, nos séculos XIX e XX. Por meio de fotografias de diversas épocas, a exposição levará o espectador à reflexão sobre a vida do ferroviário, profissional muitas vezes pouco lembrado, apesar de sua importância não apenas na construção da Estrada de Ferro, mas também no desenvolvimento da cidade de Sorocaba.

Já às 15h30, o Duo Acústico subirá ao palco do “Viva a Cultura”. Formado por Bruno Fantini e Eric Paulussi, a dupla levará ao público os grandes sucessos dos anos 80 e 90 e do pop rock.

Em seguida, às 16h30, acontece o espetáculo “Estripulias”, que conta a história do palhaço Ping Pong, que, a caminho de uma apresentação, acaba se atrasando. Então, ele opta por se preparar em cena aberta e, em meio a tropeços e trapalhadas, proporciona ao público muitas gargalhadas, alegria e diversão.

Para encerrar, às 18h, a garotada poderá conferir o filme “Minions”. A animação conta a história de seres amarelos milenares cuja missão é servir aos maiores vilões do mundo. Em depressão desde a morte de seu antigo mestre, eles tentam encontrar um novo chefe. Três voluntários, Kevin, Stuart e Bob vão até uma convenção de vilões nos Estados Unidos e lá se encantam com Scarlet Overkill, que ambiciona ser a primeira mulher a dominar o mundo.

A Secretaria da Cultura oferece toda a estrutura de assento para 150 pessoas, tela gigante e sistema de som de cinema fazendo com que o telespectador vivencie toda a emoção da história.

Domingo

No domingo, às 11h tem show gratuito de Carlos Madia, nos jardins do Museu Histórico Sorocabano (MHS). Cantor, compositor e violonista profissional, Madia iniciou sua carreira de músico em 1988, percorrendo casas noturnas, clubes, praças de eventos, espaços culturais e teatros de Sorocaba. Em 1996, suas composições extrapolaram os limites nacionais e, durante 90 dias, viajou com sua banda no navio italiano “TN Monterey”, por países do Mercosul. Entre 2002 e 2006, fez contínuas temporadas de shows no Japão, levando samba, bossa-nova e MPB ao outro lado do mundo.

O MHS está localizado na Rua Teodoro Kaisel, s/nº, na Vila Hortência, na área do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.

Às 12h a população poderá conferir “Adoletá”, no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. A atração também faz parte das atividades da Semana Mundial do Brincar.

Na apresentação, Simone Sil e Marco Correa se utilizam das cantigas, brincadeiras e contos do riquíssimo universo folclórico brasileiro e, com um repertório convidativo, provocam a interação dos pequenos de forma muito espontânea. “O Sertanejo e seu Conjunto Musical” e “História do Brinquinho de Ouro” são lendas que envolvem cantos e a sonorização executada por instrumentos percussivos ilustram a história, despertando o imaginário das crianças. Em outro momento, o público é convidado a participar, cantando e embalando com cantigas de roda, cirandas e brincadeiras sonoras.

Tags:,