“Viva a Cultura” leva cinema, música, circo e teatro aos sorocabanos
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Premiada Cia. Pia Fraus apresentará o espetáculo infantil “Bichos do Brasil”, no Parque da Formosa
A Prefeitura de Sorocaba promove neste fim de semana (dias 21, 22 e 23) diversas atrações gratuitas do “Viva a Cultura”, projeto realizado pela Secretaria da Cultura (Secult). Os sorocabanos poderão conferir uma sessão de cinema, apresentação de música, circo e teatro em três espaços públicos da cidade.
Na sexta-feira, às 19h, será exibido o filme “Frozen” num telão gigante montado ao ar livre no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. A animação conta a história da otimista e destemida princesa Anna, que precisa salvar seu reino de um inverno eterno causado pelos poderes de sua irmã, a Rainha Elsa. Com a ajuda do homem da montanha Kristoff, a rena Sven e o adorável boneco de neve Olaf, ela embarca em uma jornada épica para encontrar Elsa.
Sábado
Já no sábado, o “Viva a Cultura” estará no Parque da Formosa, Zona Norte de Sorocaba. Às 15h30, a população poderá conferir a Trupe Koskwisck, com o espetáculo “Quiproquó”, próximo à pista de skate do parque.
Num dia de espetáculo como outro qualquer, o palhaço surge para sua apresentação. Porém, está só: seu companheiro não apareceu. Mas eis que, de repente, o reconhece sentado na plateia e o apressa a vir à cena, causando uma grande e divertida confusão. Então, juntos, descobrem a origem do mundo; mostram habilidades com arco e flecha; lutam boxe e ainda realizam uma linda orquestra de garrafas. Tudo com a astúcia e espontaneidade típicas do palhaço brasileiro.
Em seguida, às 16h30, as famílias sorocabanas poderão conferir gratuitamente o espetáculo infantil “Bichos do Brasil”, com a premiada Cia. Pia Fraus. O espetáculo busca retratar a riqueza da fauna brasileira por meio de recursos plásticos, sonoros e coreográficos. Pautada nos bonecos, na música e na coreografia, a peça procura criar o ambiente da mata sem exigir um comportamento humano de seus personagens.
O espetáculo é composto por uma sucessão de quinze esquetes que retratam o cotidiano dos animais numa selva tropical. A peça infantil é um resgate para que não ocorra a extinção de nossos animais dentro do imaginário popular, que tanta influência exercem e inspiram os mitos populares brasileiros.
A trilha sonora composta especialmente para o espetáculo faz uso de diversos ritmos brasileiros como o Forró, Frevo, Bossa Nova, Samba, Maracatu. Sem uso de texto, três atores e mais de cinquenta bonecos – feitos a partir de materiais naturais, que ganham novo tratamento, cores diversas, e buscam dar uma abordagem contemporânea a elementos rústicos e bonecos infláveis gigantes – promovem a retomada da Pia Fraus às suas origens: tornar contemporâneo os elementos da Cultura Popular Brasileira.
O espetáculo estreou em 2002 e já se apresentou em onze países (Argentina, Espanha, EUA, Venezuela, Bolívia, Itália, Colômbia, Chile, Holanda, Bélgica e Timor Leste) além de diversos Estados brasileiros, tendo realizado até hoje mais de mil apresentações.
Domingo
Já no domingo, às 11h, a comunidade poderá conferir o show de Don Betto no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. Vindo do Uruguai ainda adolescente, o artista mesclou em suas composições sua forte influência da música espanhola e caribenha aos ritmos brasileiros. Cantor, guitarrista, violonista, compositor e arranjador musical, já dividiu o palco com artistas como Ed Motta, Toni Garrido, Luciana Mello e Sandra Sá, além de ter sido guitarrista da banda de Raul Seixas.
Em agosto de 2014, ele estreou seu novo show “Don Betto em Dois Tempos”, com composições próprias, além da interpretação de repertório de artistas internacionais que o influenciaram na carreira musical, como Steve Wonder, Carlos Santana, Eric Clapton, George Benson, dentre outros.
Encerrando o final de semana, o “Viva a Cultura” retorna ao Parque das Águas no domingo, às 16h, com uma apresentação da banda Black Berry. Com dezenove anos de estrada e mais de oitocentos shows, o grupo é formado por Everton Ribeiro (vocal), Marcelo Betti (guitarra), Chico Yabiku (baixo) e Pedro Serra (bateria), que são antenados no melhor do rock pop nacional e internacional acreditando que “as pedras devem continuar a rolar e o show tem que continuar.”
Tags:Cultura, Viva a Cultura
