Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/vilas-granada-celso-moraes-e-piedade-receberao-cata-treco/
Acessado em: 30/11/2025 - 04h41

Vilas Granada, Celso Moraes e Piedade receberão cata-treco na segunda-feira

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

A operação cata-treco continua na próxima semana, percorrendo bairros da Zona Leste da cidade. Na segunda-feira (29), os caminhões estarão nas ruas das Vilas Celso Moraes, Piedade e Granada e os moradores que guardam em casa materiais inservíveis que desejam descartar de forma correta, devem aproveitar a oportunidade.

Desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), a ação foi iniciada em outubro de 2015 e vem dando uma grande contribuição para o combate ao mosquito Aedes aegypti em Sorocaba. Nesta sexta-feira (26), a operação esteve na Vila Colorau, com um grande volume de materiais recolhidos, a exemplo das Vilas João Romão, Zacarias e Sabiá, que geraram pouco mais de 15 toneladas de materiais.

No primeiro dia de março (terça-feira) será a vez da Vila Cristal, Bairro dos Morros e Vila Camargo serem beneficiados com o cata-treco. Iniciada em outubro do ano passado, a operação fechou na sexta-feira (26) a 18ª semana consecutiva, com 81 dias de trabalho, apresentando um saldo de 644 toneladas de materiais recolhidos. Vale destacar que neste trabalho não são recolhidos lixo doméstico, entulho (resíduos de construção), resíduos de capina e poda (folhas, galhos e mato em geral).

Por onde passam, os caminhões do cata-treco recolhem pneus, móveis, eletroeletrônicos queimados ou corroídos, utensílios domésticos em desuso, colchões, geladeiras, embalagens de vidro, metal, papel e de plástico. Além de atentar para a saúde preventiva da população, a operação cata-treco ainda colabora com o meio ambiente, pois evita que objetos sejam descartados em locais inapropriados.

Para fazer o descarte correto desse material, normalmente armazenado nos quintais das casas, o cidadão é obrigado a contratar o serviço de uma empresa de caçambas, o que gera custo. Daí o fato de a população aproveitar o cata-treco para se livrar de materiais inservíveis sem precisar pagar qualquer valor por isso.

O sistema de recolhimento de materiais também colabora com a erradicação de possíveis criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue e das febres zika e chikungunya. A programação completa da operação cata-treco na próxima semana, pode ser conferida no portal da Prefeitura de Sorocaba http://servicospublicos.sorocaba.sp.gov.br/destaques/cata-treco/[1]

Endnotes:
  1. http://servicospublicos.sorocaba.sp.gov.br/destaques/cata-treco/: http://servicospublicos.sorocaba.sp.gov.br/destaques/cata-treco/