Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/vila-carvalho-recebe-cata-treco-na-segunda-feira/
Acessado em: 30/11/2025 - 06h08

Vila Carvalho recebe cata-treco na segunda-feira

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Desenvolvida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), a operação cata-treco prossegue na próxima semana, percorrendo 11 bairros da região conhecida como Além-Linha. Na segunda-feira (7), os caminhões estarão nas ruas da Vila Carvalho e os moradores que desejarem fazer o descarte de materiais inservíveis, de forma correta e de graça, devem aproveitar a oportunidade.

Iniciada em outubro de 2015, a ação está na 19º semana consecutiva, com quase 700 toneladas de objetos plásticos, metais, madeira, móveis velhos, sucata de produtos eletroeletrônicos, entre outros materiais recolhidos das residências dos sorocabanos. A iniciativa da Serp constitui em uma grande contribuição para o combate ao mosquito Aedes aegypti em Sorocaba.

Nesta sexta-feira (4), 87º dia da ação, as equipes estiveram na Vila Hortência IV e no Jardim Rosária Alcoléa, de onde recolheram aproximadamente nove toneladas de materiais. Vale destacar que neste trabalho não são recolhidos lixo doméstico, entulho (resíduos de construção), resíduos de capina e poda (folhas, galhos e mato em geral).

Por onde passam, os caminhões do cata-treco recolhem pneus, móveis, eletroeletrônicos queimados ou corroídos, utensílios domésticos em desuso, colchões, geladeiras, embalagens de vidro, metal, papel e de plástico. Além de atentar para a saúde preventiva da população, a operação cata-treco ainda colabora com o meio ambiente, pois evita que objetos sejam descartados em locais inapropriados.

Para fazer o descarte correto desse material, normalmente armazenado nos quintais de suas casas, o cidadão é obrigado a contratar o serviço de uma empresa de caçambas, o que gera custo. Daí o fato de a população aproveitar o cata-treco para se livrar de materiais inservíveis sem precisar pagar qualquer valor por isso.

O sistema de recolhimento de materiais também colabora com a erradicação de possíveis criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue e das febres zika e chikungunya. Confira os bairros e respectivos dias em que a operação cata-treco estará na próxima semana, lembrando que os caminhões iniciam os trabalhos a partir das 9h e os materiais devem ser deixados nas calçadas das residências antes desse horário.

Segunda e terça-feira – Vila Carvalho.

Quarta-feira – Vila Palmeira, Vila Campos, Vila Pedro Ribeiro e Vila Gagliardi.

Quinta-feira – Jardim Marco Antônio, Jardim Leandro, Jardim Sorocabano e Vila Nova.

Sexta-feira – Vila Juliana e Vila Adélia.