Vila Barão ganhou novo exemplar de copaíba no Dia da Árvore
Por: Secom
Com a presença de moradores, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realizou na manhã desta quinta-feira (21) o plantio de uma nova copaíba na rua Isaltino Guanabara Rodrigues da Costa, na Vila Barão. A árvore, de 4 anos de idade e com cerca de 4 metros de altura, substituiu um exemplar de 190 anos, da mesma espécie, que caiu em dezembro de 2016, após uma forte chuva na cidade.
A atividade socioambiental marcou a abertura das comemorações pela passagem do Dia da Árvore (21 de setembro), instituído pelo então presidente Castello Branco, através do decreto nº 55.795, sancionado em 24 de fevereiro de 1965. A data também faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei nº 8.812, de 15 de julho de 2009.
“O plantio da copaíba é muito importante, inclusive para preservar a memória deste local. Futuramente os nossos netos poderão ver esta árvore grande e bonita”, destacou a secretária do Meio Ambiente, Parques e Jardins, Karen Castelli. “No domingo, vamos inaugurar uma obra de arte no Jardim Botânico, que foi feita a partir do tronco da antiga copaíba que existia aqui”, lembrou a titular da pasta.
O exemplar centenário que existia era considerado ponto de referência no bairro e era uma das árvores que tinha imunidade ao corte, segundo lei municipal nº 8.837, de 12 de agosto de 2009.
Quem confirmou essa informação foi o aposentado José Júlio Oliveira, um dos moradores que ajudou no plantio do novo exemplar arbóreo. “Há quase 50 anos que moro aqui e vinha todos os dias aproveitar a sombra gostosa da antiga copaíba para brincar com meus netos. Era uma maravilha”, contou. Segundo o morador, é muito gratificante uma nova árvore ser plantada no local. “Fiquei muito feliz com a notícia. Espero que ela viva muito mais tempo do que a outra”, comentou.
A dona de casa, Lurdes Oliveira, esposa de José, também comemorou o plantio. “Sempre admirei aquela bela árvore, com uma sombra maravilhosa”, elogiou. A copaíba pode chegar a uma altura entre 10 e 15 metros e seu tronco de 50 a 80 centímetros de diâmetro. A árvore fornece uma ótima sombra e sua floração ocorre entre os meses de dezembro e março. Ocorre naturalmente em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.
Ação com os moradores
Antes do plantio, na última quarta-feira (20), uma equipe da Sema percorreu as ruas da Vila Barão e conversou com cerca de 250 moradores para avisá-los do plantio da copaíba.
Durante a ação de sensibilização, a equipe de Educação Ambiental falou com os munícipes sobre o ciclo de vida de uma árvore e da importância da reposição da espécie no local. As árvores, além de embelezarem a cidade, trazem vários benefícios ao meio ambiente e à nossa qualidade de vida, como, por exemplo, a sombra, que nos dá alívio nos dias mais quentes.
Um material informativo também foi entregue aos moradores do bairro, que trata da importância da própria comunidade cuidar da árvore e assim garantir que ela se desenvolva.
Semana da Árvore
A Semana da Árvore prosseguirá com diversas atividades comemorativas até o dia 27 de setembro. O intuito é de envolver toda a comunidade na programação e sensibilizá-la da importância da preservação das árvores, que são um dos maiores ícones representativos da natureza e um dos bens mais valiosos.
Segue abaixo a programação:
Dia 22 de setembro
Doação de mudas de árvores
Horário: das 9h às 16h
Local: Praça Coronel Fernando Prestes – Centro
Dia 23 de setembro
Recuperação de nascente – plantio de árvores
Horário: 9h
Local: Parque Natural Ouro Fino
Doação de mudas
Horário: das 9h às 11h
Local: Parque Natural “Chico Mendes” – Alto da Boa Vista
Dia 24 de setembro
Inauguração da escultura “Sobrevida”, do artista Dimas Pires
Horário: 9h
Local: Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”
Atendimento monitorado
Horário: das 9h às 12h
Local: Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”
Atividade física ao ar livre
Horário: das 9h às 12h
Local: Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”
Quarteto Som das Cordas – II Mostra de Música de Câmara de Sorocaba
Horário: 16h
Local: Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”
Dia 25 de setembro
Tour das Árvores – Clube do Idoso (vagas preenchidas)
Horário: das 9h às 12h
Local: roteiro das Árvores Cidadãs Sorocabanas
Dia 26 de setembro
Programação especial com os Clubes Ecológicos
Horário: das 9h às 12h
Local: Parque da Biquinha e Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”
Dia 27 de setembro
Plantio de árvores
Horário: 9h
Local: Rua Marisa Vieira Campos, 83 – Júlio de Mesquita Filho
Tags:meioambiente
