Vigilância Sanitária realiza inspeção em todos os hospitais da cidade

Por: Evenize Batista - ecbsilva@sorocaba.sp.gov.br

A Vigilância Sanitária Municipal de Sorocaba iniciou nesta segunda-feira (22) uma inspeção completa na Santa Casa de Misericórdia. Desde o início do ano passado, a Visa assumiu a fiscalização do segmento de alta complexidade de estabelecimentos de saúde e a Santa Casa era a única instituição ainda não inspecionada para fins de renovação de licença de funcionamento. Atualmente, também encontra-se em inspeção o Conjunto Hospitalar de Sorocaba, formado pelos Hospitais “Leonor Mendes de Barros, “Lineu Matos Silveira” (Regional) e Ambulatório de Especialidades. Os demais hospitais da cidade tiveram suas licenças renovadas no ano passado.

A vistoria consiste em uma completa verificação de itens relacionados a documentação, protocolos, práticas, instalações, equipamentos, indicadores de saúde e, principalmente, à identificação de situações de risco à saúde pública. Entre os sete hospitais que tiveram a primeira vistoria de renovação de licença finalizada em 2016, a Visa encontrou situações passíveis de adequação e orientou quanto aos procedimentos indicados.

Para esta primeira inspeção na Santa Casa, o cronograma estabelecido pela Visa tem término previsto para 14 de junho. Até lá, a equipe técnica multiprofissional da Visa designada para a inspeção, formada por dez profissionais como enfermeiro, biólogo, engenheiro, dentista, técnico de laboratório, fiscal de saúde pública, auxiliar de enfermagem e farmacêutico, percorrerá todos os serviços do hospital. “Serão verificados todos os setores começando pela documentação, protocolos e registros do estabelecimento, mas passando pelas áreas técnicas, de atendimento e suporte, incluindo armazenamento e abastecimento”, explicou Rafael Gonçalves Reinoso, diretor da área de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde.

Nesta segunda-feira, uma equipe deu início à avaliação de documentos e outra verificou a solução alternativa de água do hospital, feita por meio de poço artesiano. Amostras de água foram coletadas para análise e o teor de cloro foi medido, constatando estar dentro dos padrões estabelecidos. Também estão previstas para os próximos dias vistorias nos setores de nutrição, radiologia, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), central de materiais, farmácia, engenharia, laboratório, pronto socorro, entre outros.

Nessas vistorias, a equipe técnica multiprofissional da Visa poderá realizar orientações, autuar ou até deflagrar ações imediatas como apreensões (equipamentos, medicamentos vencidos, por exemplo) e interdições (no caso de setores ou condutas que ofereçam risco à saúde pública). As não conformidades identificadas que não ofereçam risco à saúde, bem como o prazo para suas respectivas correções serão apontadas no relatório de inspeção.

Tags: