Vigilância Epidemiológica está de mudança para a Zona Norte
Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
Nova sede será em prédio reformado, na área da antiga TCS. Devido à transferência, os serviços à comunidade serão interrompidos nesta quarta-feira (27) e voltarão à normalidade na sexta (29)
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), informa que nesta quarta-feira (27) a sede da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) está de mudança. Por esse motivo, o atendimento à população será suspenso a partir desta quarta-feira (26) e voltará à normalmente na sexta-feira (29), inclusive, com novos números telefônicos: 3227.4822 e 3228.1922. O setor funcionará no imóvel onde operou a empresa Transporte Coletivo Sorocaba (TCS), na Avenida Ipanema, Zona Norte.
O prédio existente no novo endereço foi reformado e adaptado para abrigar toda a estrutura da Área de Vigilância em Saúde (AVS), que compreende também a Divisão de Zoonoses e Divisão de Vigilância Sanitária. Atualmente, a AVS está instalada no antigo Seminário, na Avenida Eugênio Salerno, região central de Sorocaba.
A área a ser ocupada é de aproximadamente 1,5 mil m² e a mudança das demais repartições da AVS para o novo endereço ocorrerá de forma gradual, nas próximas semanas. Segundo a SES, a mudança completa ainda depende da energização completa do prédio, por parte da CPFL Piratininga, que está com os trabalhos em curso.
O Laboratório Municipal de Análises Clínicas, em funcionamento na Unidade Pré-Hospital (UPH) da Zona Oeste, também vai ocupar o referido prédio da Zona Norte. Dessa forma, o laboratório passará a ter sede própria, com sua estrutura em conformidade com as exigências legais que norteiam as atividades dessa natureza.
A SES esclarece ainda que a mudança de sede da AVS não inviabilizará a futura construção do Hospital de Clínicas de Sorocaba na Zona Norte. Isso porque a delimitação da área do terreno para a edificação do hospital não engloba o local ocupado pelo atual prédio remodelado para a Área de Vigilância em Saúde e da área destinada a estacionamento. “A desapropriação ocorreu com a finalidade social de destinação do espaço para atividades de saúde e a mudança da Área de Vigilância em Saúde condiz com esse propósito”, finaliza a SES.
Tags:Saúde, UPH, Vigilância Epidemiológica
