Vigilância Epidemiológica destaca a importância de vacinações

Por: Silvia Arruda – ssajo@sorocaba.sp.gov.br

A Divisão de Vigilância Epidemiológica (VE) da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) reforça a importância da vacinação, tanto para crianças quanto para adultos. “A vacina não apenas protege aqueles que são imunizados, mas também a população como um todo. Quanto mais pessoas ficarem protegidas, menor é a chance de qualquer uma delas – vacinada ou não – ser contaminada”, explica a chefe da VE, Renata Guida Caldeira.

De acordo com Renata, no último ano, as coberturas vacinais da cidade tiveram queda, confirmando a dificuldade em vacinar toda a população alvo. “Por isso, é sempre importante lembrar que as vacinas não são necessárias apenas na infância. Os idosos, gestantes e puérperas precisam se proteger contra a gripe e profissionais de saúde, pessoas que viajam muito e outros grupos de pessoas, com características específicas, também têm recomendações para tomarem certas vacinas, por exemplo”, diz.

O calendário básico do Programa Nacional de Imunização (PNI) é um dos mais completos do mundo em quantidade de vacinas. Ao todo, o calendário protege contra 19 doenças, distribuídas em cinco calendários. Estas vacinas são oferecidas gratuitamente à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). São elas: tuberculose, hepatite B, hepatite A, difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenzae B (causa meningite e outras infecções bacterianas graves, como por exemplo, pneumonia, bacteremia, artrite séptica e epiglotite), poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, Influenza (menores de 5 anos, gestantes, puérperas, profissionais da saúde e adultos maiores de 60 anos), HPV (meninas de 9 a 13 anos) e antirrábica humana (não tem recomendação no calendário, apenas quando necessário).

“A vacinação é uma ação de prevenção, resultando na proteção individual, mantendo o controle de doenças em toda a população. Algumas conquistas das ações de vacinação: erradicação global da varíola em 1979, eliminação da poliomielite no Brasil em 1989 e controle do sarampo no Estado de São Paulo, por exemplo”, salienta Renata.

Em Sorocaba, as doses das vacinas oferecidas pelo SUS estão disponíveis nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no horário normal de funcionamento de cada uma delas. Os endereços e horários de funcionamento das UBSs da cidade podem ser conferidos no link: http://www.sorocaba.sp.gov.br/portal/servicos/unidades-basicas-de-saude-enderecos.

Tags:,