Vigilância Epidemiológica atende na Zona Norte
Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
Nesta quarta-feira (3) será a Vigilância Sanitária (Visa) que inicia a mudança de sede para o novo endereço
A Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) já atende na Zona Norte de Sorocaba, em imóvel onde operou a empresa Transporte Coletivo Sorocaba (TCS), na Avenida Ipanema. Para esse novo local, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), promove gradativamente a mudança da Área de Vigilância em Saúde (AVS), que abrange ainda a Divisão de Vigilância Sanitária (Visa) e a Divisão de Zoonoses.
Além da mudança de sede, a DVE conta com novos telefones de atendimento: 3227.4822 e 3228.1922. Entre os serviços oferecidos à população pela equipe desse setor está a emissão de segunda via de Declaração de Nascidos Vivos (DNV), para registro da criança no cartório.
Segundo a SES, para esta nesta quarta-feira (3) está programada a mudança da Visa para o novo endereço. Em razão disso, não haverá atendimento à população nessa data, bem como no dia seguinte, quinta-feira (4). A previsão é que a transferência desse setor esteja concluída e volte a operar normalmente na sexta-feira (5). Neste caso, também haverá mudança nos números de telefones, para 3233.7919 e 3234.0696.
No dia 10 de agosto será a vez da Divisão de Zoonoses ser transferida para a Zona Norte. Atualmente, a Área de Vigilância em Saúde e seus respectivos setores ocupam o antigo prédio do Seminário, que fica na Avenida Eugênio Salerno, região central de Sorocaba.
O Laboratório Municipal de Análises Clínicas, em funcionamento na Unidade Pré-Hospital (UPH) da Zona Oeste, também vai ocupar parte do novo prédio da Zona Norte. De acordo com a SES, a conclusão da mudança total das repartições ainda depende da energização completa do prédio, por parte da CPFL Piratininga, que está com os trabalhos em curso. O prédio existente na Zona Norte foi reformado e adaptado para abrigar toda a estrutura da AVS. A nova sede tem aproximadamente 1,5 mil m².
A mudança, segundo a SES, não inviabiliza a construção do futuro Hospital de Clínicas de Sorocaba, no restante da área da antiga TCS.. Isso, porque a delimitação do espaço do terreno para a edificação do hospital não engloba o local ocupado pelo atual prédio da Área de Vigilância em Saúde e aquele destinado a estacionamento de veículos.
Tags:Saúde, Vigilância Epidemiológica
