“Viagem Literária” leva Macbeth à Biblioteca Municipal

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Crianças a partir de 6 anos de idade podem conferir gratuitamente na próxima quarta-feira (dia 28), das 9h às 10h e das 14h às 15h, o Projeto “Viagem Literária”, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. Na ocasião, os contadores de histórias Ana Antunes e Tulio Crepaldi vão levar a obra Macbeth, de William Shakespeare, ao público infanto-juvenil, dentro do Projeto Conta Shakespeare.

Realizado em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), o “Viagem Literária” existe desde 2008 e visa aproximar autores, livros e bibliotecas do cidadão, com vistas a incentivar a produção literária e disseminar o gosto pela leitura no Estado de São Paulo. Para isso, o projeto promove diálogos que dinamizam a programação cultural das bibliotecas municipais.

O Projeto Conta Shakespeare celebra os 400 anos do dramaturgo William Shakespeare, com objetivo de promover uma aproximação do público com a obra shakespeariana. Para isso, em um casamento entre narração e música, unindo poesia e primor quase artesanal dos textos de Shakespeare, serão contadas as histórias em linguagem atual, lúdica e divertida.

Sentados em dois bancos, os contadores narram as histórias, buscando, por meio do trato com a palavra, dar liberdade ao público para que o mesmo participe e reorganize tais narrativas com o conteúdo de suas imaginações, cada um a seu modo e com suas referências.

Por uma delicada abordagem musical, situações da história são cantadas, buscando tornar híbrida a margem que define aquilo que é palavra daquilo que é canção. Desta forma, brincadeiras cantadas e recolhidas do imaginário popular, acrescidas de improvisos, surgem como um instrumento de convite ao público para vivenciar as contações com os narradores.

A Biblioteca Municipal fica na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (15) 3228.1955.

Sobre Macbeth

A obra conta a trajetória de Macbeth, um general do exército escocês. Ouvindo o presságio de três bruxas que dizem que ele seria Rei, trai o Rei da Escócia para usurpar seu trono, auxiliado por Lady Macbeth, sua mulher, grande manipuladora. A ambição e a traição de ambos pelo poder são a arma que mata o rei, causa de uma grande tragédia em toda a corte. Quais são realmente os valores humanos que transformam um homem em rei?

Sobre os contadores

Ana Antunes é atriz, contadora de história, palhaça e arte-educadora, formada em Teatro/Arte-Educação em Sorocaba e também no Teatro Escola Macunaíma, em São Paulo. Tulio Crepaldi é ator, contador de histórias e músico, formado pela Escola Livre de Teatro, de Santo André.

A dupla desenvolveu trabalhos de 2008 a 2010, junto à Secretaria de Educação de Sorocaba e, também, contando histórias em 2013, dentro do evento “Mitos ao Redor do Mundo”, organizado pela Poiesis, no ano de 2014, no Espaço de Leitura do Parque da Água Branca.

Ambos foram contadores de história na rede de Livrarias Saraiva de São Paulo e, atualmente, desenvolvem o Projeto Conta Shakespeare e integram ainda o espetáculo infantil do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, “1, 2, 3, Quando Acaba Começa Outra Vez”, além de atuações em outros espetáculos para adultos e de ofícios como arte-educadores.

Ao longo de suas carreiras, ela foi indicada como melhor atriz coadjuvante no Festival Curta Teatro Sesi e ganhou o prêmio de melhor atriz pela Associação Teatral de Sorocaba. Já ele, foi premiado por dois anos consecutivos no Festival Internacional de Teatro de Macaé – RJ (2007-2008).

FICHA TÉCNICA

Duração: 60 minutos

Público-alvo: Infanto-juvenil

Roteiro e Narração: Ana Antunes e Tulio Crepaldi

Arranjos musicais, voz e interpretação: Tulio Crepaldi

Curadoria e Direção de Produção: Cândida de Godoy

Produção Executiva: Ateliê do Tempo Produções Culturais

Tags:,