A busca por uma colocação ou reinserção no mercado levou o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Sorocaba a registrar grande movimentação durante o mês de fevereiro. Foram 8.446 pessoas atendidas, resultando em 7.366 consultadas de vagas de emprego, 1.685 encaminhamentos para vagas de trabalho e 275 contratações.
A baixa oferta de vagas pelas empresas está diretamente ligada ao momento econômico por qual passa o país. Mesmo com todos os esforços dos funcionários do PAT na captação de novas vagas diariamente, a resposta das empresas é quase sempre negativa. Durante os 18 dias úteis de fevereiro, o PAT foi responsável pela emissão de 1.027 Carteiras de Trabalho, computando ainda que 53 empresas utilizaram a Sala do Empresário para entrevista e seleção de candidatos.
O PAT funciona numa parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e, para dar conta da grande demanda de candidatos, seis funcionários fazem o atendimento de todos aqueles que portam a senha distribuída logo na abertura do posto, às 8h.
A Sala do Empresário, que é outro diferencial do PAT Sorocaba, foi utilizada por 36 empresas na seleção, entrevista ou contratação de candidatos. Vale destacar o trabalho diferenciado na busca de alternativas para inserção ou recolocação de profissionais no mercado de trabalho.
Além do cadastramento e encaminhamento para a vaga pretendida, oferece informações e orientações ao trabalhador na procura por emprego e também auxilia, ao máximo, os empregadores que necessitam de recursos humanos. Entre os serviços prestados no PAT estão a intermediação de mão de obra, emissão de Carteira de Trabalho, encaminhamento para vaga de emprego, cadastro do trabalhador, captação de vaga de emprego e Programa Time do Emprego.
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Sorocaba é ainda um centro de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda. Fica na Rua Coronel Cavalheiros, 353, no Centro, próximo ao Terminal São Paulo. Mais informações pelo telefone (15) 3229-2880.