Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/vereadores-e-orgaos-de-imprensa-desmentem-reportagem-de-portal/
Acessado em: 21/01/2026 - 04h42

Vereadores e órgãos de imprensa desmentem reportagem de portal

Por: Eloy de Oliveira E-mail: eloydeoliveira@sorocaba.sp.gov.br

Os vereadores José Francisco Martinez, JP Miranda, Hudson Pessini, Péricles Régis e Vitão do Cachorrão, citados pelo jornalista Gustavo Ferrari, do Portal Ipanema, em reportagem publicada nesta quinta-feira (23), negaram estar preparando ofensiva contra a secretária do prefeito José Crespo, Taty Polis, por terem sido maltratados por ela.

O jornalista afirmou no texto “Vereadores preparam ofensiva contra secretária do prefeito Crespo” que Taty seria secretária particular do prefeito, o que não é verdade, e que os vereadores citados chegaram a elaborar uma espécie de moção, que seria protocolada na Câmara, relatando ofensas, injúrias e desrespeito praticados pela secretária.

Em seguida, Ferrari citou que representantes da TV Tem, do jornal Cruzeiro do Sul e da rádio Band de Sorocaba também estariam descontentes com a secretária. Nenhum desses veículos confirmou ter dado qualquer declaração ao jornalista ou afirmado terem tido funcionários maltratados e reclamaram com a direção do portal.

Algumas horas após a primeira divulgação, o texto foi modificado e os nomes dos veículos foram retirados, mas o vereador Vitão do Cachorrão fez questão de que fosse publicado que era mentira que tivesse tido problema com a secretária. Mesmo com a afirmação, curiosamente, o portal manteve o nome dele como reclamante.

“Nunca houve reclamação e desentendimento. Muito pelo contrário. Na minha opinião, Taty Polis é uma secretária muito educada, competente, excelente profissional e preparada para fazer sua função”, afirmou em nota o vereador, que foi publicada pelo portal e até a noite desta sexta-feira ainda constava na reportagem publicada.

Jornalista inventor

O vereador Péricles Régis foi mais além: publicou na sua fan page que fica a três metros do jornalista nas sessões da Câmara e que Gustavo Ferrari nunca falou com ele. Citou ainda que essa publicação do seu nome, atribuindo a ele uma atitude que não tomou, não foi a primeira invenção do repórter envolvendo o seu nome.

Péricles detalhou que Gustavo Ferrari divulgou ao vivo pela rádio Ipanema, no começo do seu mandato na Câmara, que ele, Péricles, estaria em uma reunião a portas fechadas na Câmara negociando uma estratégia a respeito da reforma administrativa, mas que naquele exato momento o vereador estava fora do Legislativo: tomava banho em casa.

Para Péricles Régis, a primeira vez pareceu ser um erro apenas, mas percebeu pela segunda vez que o jornalista escolheu o atalho da invenção, sem fazer checagem e sem procurar a fonte. Depois afirmou que não vai mais atender o profissional se for procurado. “Ele não está interessado no meu trabalho e nas minhas ideias”.

Mensagens de solidariedade

A TV Record Paulista, mesmo sem ser citada na reportagem, enviou comunicação afirmando que nunca teve profissionais desrespeitados ou maltratados pela secretária Taty Polis. Diversas outras pessoas também comunicaram a Prefeitura em solidariedade à secretária, classificando a reportagem como um ataque pessoal e desproporcional a ela.

A secretária Taty Polis foi escolhida pelo prefeito José Crespo para o posto que foi ocupado por Sumie Hiranobe por 35 anos. “Sei da responsabilidade e da importância desta função. A reportagem foi um absurdo. O reconhecimento das pessoas e empresas, demonstrado pelas mensagens, enfatiza o erro desse cidadão”, disse ela.