Verão também exige cuidados especiais com os animais de estimação
Confira dicas da Zoonoses de Sorocaba para garantir o bem-estar do seu bichinho nos dias mais quentes
Você sabia que os animais de estimação, especialmente os cães e o gatos, sentem tanto ou até mais calor que os seres humanos? Por isso, eles também necessitam de alguns cuidados especiais no Verão. Para amenizar o sofrimento deles, a Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) dá algumas dicas para garantir o bem-estar dos bichinhos nesses dias de altas temperaturas.
O músico Bruno Cavalcante costuma redobrar os cuidados com seus três animais de estimação – dois cachorros e um gato – nos dias mais quentes. “Eu evito passear com eles nos horários em que o sol está mais forte. Além disso, muitas vezes coloco pedras de gelo nos potes onde eles tomam água para refrescar”, conta.
De acordo com o médico veterinário da Zoonoses de Sorocaba, José Luís Chiquito Filho, é importante mesmo trocar o horário do passeio com os animais de estimação. “É preciso evitar passear com cães entre 10h e 17h. Nosse período o concreto e o asfalto estão mais quentes e podem causar queimaduras nos coxins das patas, aquelas ‘almofadinhas’ debaixo das patas. Também é necessário evitar fazer exercícios com os animais neste mesmo período”, explica Chiquito.
Chiquito lembra que durante o passeio com os bichinhos é importante fornecer água fresca a cada meia hora. “Também em casa, é preciso ficar atento se os animais permanecem em quintais muito ensolarados durante o dia todo”, diz. “Forneça água fresca em abundância, os animais também não gostam de água morna”, completa o veterinário.
O veterinário também diz que a tosa dos pelos – conhecida como tosa verão – ajuda amenizar o calor em animais muito peludos. A alimentação dos bichinhos é outro item que influencia no bem-estar deles. “No calor, prefira dar ração aos animais. Frutas também podem ser oferecidas, pois ajudam a hidratar e são ótimas fontes de vitaminas. Evite laranja e abacaxi, pois são ácidas, e não dê uva, abacate e carambola, pois estas frutas possuem substâncias tóxicas para os cães”, orienta Chiquito.
Tags:Animais, Animais, Saúde, Saúde, Zoonoses, Zoonoses
