O Polo de Desinstitucionalização Vera Cruz promoveu, no último sábado (30), um encontro com a participação da Defensoria, Coordenação de Saúde Mental da (SES) e equipe de Desinstitucionalização. Na oportunidade foi realizado o levantamento das interdições e identificação dos moradores com autonomia para gerir seus próprios benefícios e troca de curadores, para familiares que possam assumi-los.
Participaram ainda da reunião estagiários de Direito, Psicologia e Serviço Social e familiares de seis pacientes atendidos. A coordenadora de Saúde Mental de Sorocaba, Mirsa Elisabeth Dellosi ressalta que “este é mais um campo do processo de desinstitucionalização, para a devolução da cidadania e do respeito aos direitos civis que os moradores merecem”.
O Polo de Desinstitucionalização Vera Cruz conta atualmente com moradores de 94 cidades, incluindo dez de outros Estados, como Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Do Estado de São Paulo há internados moradores de 84 municípios. A cidade de Sorocaba conta com 111 pacientes.
O município de São Paulo tem 61 moradores, que serão levados para as Residências Terapêuticas (RTs) a partir deste mês de agosto. Tanto é que 19 moradores estão com as malas prontas. De acordo com a coordenadora, nesta semana será definida a data que os pacientes seguem para a cidade de origem.
A completa desinstitucionalização dos pacientes de saúde Mental de Sorocaba, Piedade e Salto de Pirapora está prevista para ser concluída até dezembro de 2016, conforme estabelece Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 18 de dezembro de 2012, entre a União, Estado e as Prefeituras dessas três cidades. Os pacientes que recebem alta vão morar em Residências Terapêuticas ou em casas de familiares.