Vencedores do projeto “Ao Redor da Ibero-América” recebem premiação
Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), realizou na manhã desta segunda-feira (24) a cerimônia de premiação dos três alunos da rede municipal vencedores da fase local da 9ª edição do concurso “Ao Redor da Ibero-América”. A cidade é um dos dez municípios brasileiros participantes do concurso, que tem a finalidade de promover, entre crianças de 10 e 11 anos de idade, mais conhecimentos sobre o meio ambiente.
Com o tema “O dia em que as crianças do mundo aprenderam a cuidar da mãe terra”, o concurso no Brasil contou com representantes de cinco cidades de Santa Catarina (Biguaçu, Bombinhas, Governador Celso Ramos, Tijucas e Palhoça) e três de São Paulo (Sorocaba, Iperó e Boituva). Além do Brasil, também participaram do concurso escolas da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, México e Venezuela.
Em Sorocaba, as finalistas premiadas foram: Giovanna Catherine Puerta Monteiro, da E.M. Profª Darlene Devasto; Júlia Garcia Martin, da E.M. Quinzinho de Barros, e Sara Maia Ramos, da E.M. Dr. Getúlio Vargas. Em Sorocaba, 450 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, de dez escolas municipais, participaram do evento: E.M. “Prof. Basílio da Costa Daemon”, E.M. “Prof.ª Darlene Devasto”, E.M. “Edward Frufru Marciano da Silva”, E.M. “Prof.ª Genny Kalil Milego”, E.M. “Dr. Getúlio Vargas”, E.M. “Prof. Irineu Leister”, E.M. “Prof.ª Léa Edy Alonso Saliba”, E.M. “Prof.ª Mª de Lourdes A. de Moraes”, E.M. “Prof.ª Mª de Lourdes M. Martinez” e E.M. “Quinzinho de Barros”.
Giovanna, de 10 anos, ficou em 1º lugar e foi premiada com um tablet. “Eu achei bem educativo e bom saber sobre a sustentabilidade. O tema foi interessante para ter mais ideias”, conta ela. A mãe da menina, Eliana Silva Puerta, 32, também acompanhou orgulhosa a premiação. “Ela se esforçou muito. Eu acompanhei o trabalho dela e foi muito importante o tema desenvolvido”, comentou Eliana.
Na segunda colocação ficou a estudante Júlia Garcia, de 11 anos. Ela ganhou um MP4. “Achei legal e interessante o concurso. O tema me deu uma boa ideia para o texto”, conta ela. A família de Júlia também estava presente na premiação. “É um incentivo aos alunos para leitura e redação. O assunto meio ambiente é muito importante”, afirma Rogério Nunes de Moraes, 26, padrasto de Júlia.
A terceira colocação ficou com Sara Maia, de 10 anos. Ela também ganhou um MP4. “Eu achei divertido e interessante. O tema dava uma boa história”, diz Sara. O pai de Sara, Marcos Antonio Ramos, 42, também acompanhou orgulhoso o desempenho da filha. “É um trabalho de conscientização. Não dá para virar as costas para questões ambientais”, afirma Marcos.
Segundo o gestor de Desenvolvimento Educacional da Sedu e do concurso “Ao Redor da Ibero-América” em Sorocaba, Luis Gustavo Maganhato, um dos objetivos da iniciativa é desenvolver nos cidadãos, desde cedo, bons hábitos ambientais, tendo as crianças como propagadoras dessa informação. “As escolas participantes receberam material didático, tanto para o aluno quanto para o professor, para trabalhar a temática proposta com os alunos, que depois fizeram uma redação e um desenho”, explica Luis. Para ele, a participação dos pais na entrega da premiação foi muito importante. “A maior mensagem que os pais podem dar é o amor. E aqui eles (pais) demonstram esse carinho”, coloca Luis Gustavo.
A aluna vencedora em nível nacional e que irá viajar para um encontro internacional representando o Brasil, foi a estudante do 5º ano do ensino fundamental, Yasmin Nicolly de Souza, do município de Boituva (SP).
A campanha é organizada pela Proactiva, empresa do grupo Veolia, em parceira com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), e em Sorocaba teve apoio da Sedu. A empresa é responsável pelo aterro sanitário em Iperó, onde Sorocaba e mais sete cidades da região depositam o lixo doméstico. Desde 2005, esse concurso já contou com a participação de mais de 150 mil estudantes da América Latina.
Tags:Educação
