Vacinação contra o HPV continua até o dia 17 e procura está baixa
Objetivo da campanha é prevenir o câncer do colo do útero
A vacinação contra o HPV (papiloma vírus humano) para as meninas com idades entre 9 e 11 anos continua até o dia 17 de abril em Sorocaba. As garotas que tomaram a primeira dose da vacina e que ainda não receberam a segunda devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa, durante o horário normal de funcionamento, para serem imunizadas.
Neste ano, o Ministério da Saúde também está oferecendo a vacina para meninas e mulheres com idades entre 9 e 26 anos, que são infectadas pelo vírus HIV. Elas devem ir até o SAME, que fica na rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, para serem imunizadas.
De acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica (VE) de Sorocaba, Renata Guida Caldeira, o objetivo da vacinação contra o HPV no Brasil é prevenir o câncer do colo do útero, refletindo na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade.
Renata lembra que as meninas com 12 e 13 anos que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose da vacina também poderão ser vacinadas e as meninas com 14 anos que já receberam a primeira dose poderão dar sequência ao esquema de vacinação.
Cobertura
A procura pela vacina contra o HPV continua baixa em Sorocaba. De acordo com o novo balanço divulgado nesta terça-feira (7) pela Secretaria Municipal da Saúde (SES), até o dia 1º de abril, 3.354 meninas tinham sido vacinadas na cidade, o que representa 24,94% da população-alvo. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% das meninas entre 9 e 11 anos da cidade (na cidade, este público é formado por 13.450 meninas).
Tags:Saúde, Saúde, Vacina, Vacina
