A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada novamente e continua até a próxima sexta-feira (26). As doses da vacina estão disponíveis nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, cujos endereços podem ser conferidos no site oficial da Prefeitura de Sorocaba, no link http://www.sorocaba.sp.gov.br/portal/servicos/unidades-basicas-de-saude-enderecos[1]
Quem faz parte dos grupos indicados pela campanha – crianças entre 6 meses e 1 ano e 11 meses; crianças entre 2 e 4 anos e 11 meses; trabalhadores da saúde, gestantes (em qualquer idade gestacional); puérperas (até 45 dias após o parto); adultos com 60 anos ou mais e portadores de doenças crônicas – e ainda não se imunizou deve se dirigir à UBS mais próxima de casa durante horário normal de funcionamento de cada uma delas.
De acordo com o último o balanço realizado pela Vigilância Epidemiológica (VE) de Sorocaba, nesta sexta-feira (19), desde o início da campanha até o dia 18 de junho, um total de 96.704 pessoas tinham sido vacinadas, o que representa 76,47% do público alvo. A meta é vacinar pelo menos 80% das 126.467 pessoas que integram os grupos contemplados. O município superou a meta em dois grupos: adultos acima de 60 anos (86,13%) e puérperas (81,30%).
O grupo de gestantes continua a preocupar o secretário municipal da Saúde, Francisco Antônio Fernandes. Até a mesma data, apenas 60,73% das mulheres tinham se imunizado. “Uma gestante com gripe pode desenvolver quadros respiratórios graves que podem levar à internação, colocando em risco a vida do bebê e da mãe. Por isso é muito importante que as futuras mamães tomem a vacina”, alerta.
Entre as crianças de seis meses e quatro anos e 11 meses de idade, foram aplicadas 25.165 doses, representando 70,58% do grupo. Também foram imunizados 19.371 pacientes diagnosticados com doença crônica (comorbidades).
A vacina contra a gripe também está disponível para os Policiais Civis, Militares (incluindo bombeiros), funcionários dos Correios, professores e funcionários das escolas de Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio das redes pública e privada da cidade, motoristas e cobradores de ônibus.
Além de imunizar a população contra a gripe A (H1N1), tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha visa proteger a população de outros dois tipos do vírus influenza: A (H3N2) e o B.