A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada novamente e continua até o próximo dia 7 de agosto. As doses da vacina estão disponíveis nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, cujos endereços podem ser conferidos no site oficial da Prefeitura de Sorocaba, no link http://www.sorocaba.sp.gov.br/portal/servicos/unidades-basicas-de-saude-enderecos[1]
Quem faz parte dos grupos indicados pela campanha – crianças entre 6 meses e 1 ano e 11 meses; crianças entre 2 e 4 anos e 11 meses; trabalhadores da saúde, gestantes (em qualquer idade gestacional); puérperas (até 45 dias após o parto); adultos com 60 anos ou mais e portadores de doenças crônicas – e ainda não se imunizou deve se dirigir à UBS mais próxima de casa, durante horário normal de funcionamento de cada uma delas.
De acordo com o último o balanço realizado pela Vigilância Epidemiológica (VE) de Sorocaba, desde o início da campanha, até o dia 22 de julho, 104.347 pessoas tinham sido vacinadas, o que representa 82,51% do público alvo. Esse número ultrapassa a média estipulada pelo Ministério da Saúde, que é a de imunizar pelo menos 80% das 126.467 pessoas que fazem parte dos grupos contemplados.
Porém, o município ainda não superou a média em dois grupos: crianças de seis meses e quatro anos e 11 meses de idade (27.317 doses aplicadas, o que representa 76,61%) e gestantes (4.699 mulheres vacinadas, 68,76% de cobertura).
A vacina contra a gripe também está disponível os policiais civis e militares (incluindo bombeiros); funcionários do Correios; professores e funcionários das escolas das Redes Pública e Privada do Ensino Infantil (creches), Ensino Fundamental e Ensino Médio; motoristas e cobradores de ônibus; funcionários da Defensorias Públicas Estadual e Municipal; policiais federais, militares do Exército, Marinha e Aeronáutica e funcionários da coleta de lixo e da limpeza de ruas.
Para receber a vacina é necessário que os integrantes destes grupos compareçam à UBS mais próxima de casa, também durante horário normal de funcionamento de cada uma delas, e apresente documento de identificação com foto e um documento que comprove sua atividade profissional nessas instituições (holerite, crachá de identificação ou credencial).
Além de imunizar a população contra a gripe A (H1N1), tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha visa proteger a população de outros dois tipos do vírus influenza: A (H3N2) e o B.