Vacina penta continua em falta por problema de abastecimento do MS
Por: Evenize Batista - ecbsilva@sorocaba.sp.gov.br
A Secretaria da Saúde de Sorocaba, por meio da Divisão de Imunização da Vigilância Epidemiológica, informa que a vacina pentavalente, que faz parte do calendário nacional de vacinação infantil, permanece em falta devido a interrupção de abastecimento. Não há uma data estimada para que o município receba doses que são fornecidas pelo Ministério da Saúde e distribuídas pelo Estado, mas nesta quinta-feira (20), um informe estadual foi emitido sinalizando uma expectativa de disponibilidade de doses para os próximos dias. Já a vacina tríplice bacteriana, chamada DTP, que estava em falta desde o início do mês, teve uma cota entregue nesta quinta-feira (20) e na segunda-feira (24) será enviada às 32 Unidades Básicas de Saúde da cidade.
A vacina pentavalente teve a última cota entregue à Secretaria da Saúde de Sorocaba no dia 19 de abril deste ano. Depois disso, em menos de um mês, o estoque central de imunobiológicos de Sorocaba teve esse tipo de vacina esgotado, restando para o atendimento da população apenas as doses remanescentes nas Unidades Básicas de Saúde. Uma nota informativa do Programa Nacional de Imunizações confirmou a indisponibilidade do produto e informando a perda de 6 milhões de doses no segundo semestre do ano passado. O documento foi emitido em 12 de abril e enviado aos municípios no início de maio.
Sorocaba não recebeu doses de penta valente em maio, em junho e em julho. Desde o início de junho as UBSs começaram a presentar falta da vacina, deixando de atender crianças de 2, 4 e 6 meses de vida. Atualmente, o estoque encontra-se completamente esgotado em toda a rede. A penta valente protege contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outros tipos de infecções causadas pelo agente Haemophilus influenzae B, e Hepatite B. O demanda média mensal da vacina penta é de 3.780 doses em Sorocaba (cálculo de 2016).
Já a vacina tríplice bacteriana (DTP), que protege contra difteria, tétano e coqueluche e é administrada aos 15 meses e quatro anos, com uma demanda média mensal, em Sorocaba, de 1.760 doses. O encerramento do estoque central desta vacina na cidade ocorreu há duas semanas, mais precisamente no dia 04 de julho.
Tags:Saúde
