Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/urbes-ressalta-importancia-de-nao-associar-celular-e-direcao/
Acessado em: 18/01/2026 - 13h04

DICA DE QUEM SABE – Urbes ressalta importância de não associar celular e direção

Por: Vanessa Valente - comunicacao@urbes.com.br

A Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade (Semob), por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, orienta os condutores sobre os perigos de associar celular e direção. Com as festas de final de ano chegando, os riscos de acidentes no trânsito aumentam. Basta um segundo de distração no telefone para causar um grave acidente.

A legislação prevê que o uso do celular no volante é infração de trânsito gravíssima, o que resulta em sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e multa de R$ 293,47. Utilizar o aparelho enquanto conduz o veículo é comparado a estar embriagado ao volante.

A combinação celular e direção reduz em até 37% a aceleração do veículo. Por isso, ainda encontramos automóveis desacelerando inesperadamente, ou ainda, em ziguezague pela via. Se o condutor se distrair por cinco segundos teclando no celular, em uma velocidade de 60km/h, percorrerá 80 metros de forma cega, sem saber o que está fazendo, e o quê ou quem está à sua frente e ao seu redor.

 

Orientação

Para evitar que acidentes aconteçam a Urbes ressalta aos motoristas que estacionem em um local permitido e seguro para manusear o celular, colaborando assim para um trânsito mais seguro.

 

Muito mais por Sorocaba!