O “WhatsApp das Denúncias” está consolidado entre os sorocabanos como ferramenta para qualquer um contribuir na fiscalização contra os maus motoristas. Lançado pela Urbes – Trânsito e Transportes no último dia de novembro do ano passado, os cidadãos já fizeram 2.520 denúncias de infrações praticadas no trânsito, no período de quatro meses. Para denunciar uma infração via Whatsapp basta enviar mensagem com foto ou vídeo para o número (15) 99183-0037.
Nestes quatro meses foram aplicadas 165 multas com base nas denúncias pelo Whatsapp, tendo sido recolhidos 29 veículos por irregularidades nestas ocasiões. O prefeito José Crespo declara que a sua equipe adotou o aplicativo gratuito e popular entre quase todos que possuem smartphones. “Os cidadãos nos ajudam a fiscalizar e contribuem para melhorar o nosso trânsito”, explica o prefeito.
O secretário da Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Luiz Alberto Fioravante, ressalta que todas as multas apenas são aplicadas após checagem feita pelos agentes de trânsito, seja pessoalmente no local ou por videomonitoramento. “Apenas autuamos quando o descumprimento foi gravado pelo videomonitoramento de trânsito ou se o agente foi até o local e conferiu pessoalmente”, ressalta o secretário Fioravante.
O gerente de Operação e Sistema Viário da Urbes – Trânsito e Transportes, Ricardo Corrá, diz que as multas mais aplicadas com base nas denúncias via Whatsapp são veículos estacionados em vagas exclusivas para ambulâncias e vans escolares, estacionamento em porta de garagem, estacionar sobre marca de sinalização, extrapolar o tempo em vaga rápida, uso indevido de vaga para carga e descarga.
Segundo o gerente Corrá, a maior parte das delações feitas pela população chegam da região central de Sorocaba, mais especificamente das proximidades dos Hospital Regional.